21
dez

Professora da Fundação Getúlio Vargas aponta tendências e oportunidades de trabalho para 2019

21 / dez
Publicado por Fernando Castilho em Notícias às 22:00

A professora de gestão de pessoas e coordenadora de curso da Fundação Getulio Vargas Anna Cherubina Scofano avalia que 2019 promete ser um ano com mais otimismo em termos de oportunidades de trabalho e investimentos no Brasil frente aos anos anteriores. De acordo com ela, já é notório o surgimento de mais vagas de trabalho, embora ainda estejamos distantes do suprimento de vagas para tamanho número de desempregados

“Apesar de grande parte dos estados brasileiros estar mergulhada em uma crise sem precedentes, já percebemos no fim deste ano que o mercado está um pouco mais aquecido tanto para contratações e consultoria, quanto para novos empreendimentos”, diz Anna Cherubina.

A especialista na gestão de empresas e carreiras ressalta que distintos setores já reagem à crise, dentre eles o setor de petróleo. Nessa área, ela indica algumas profissões em alta. “Mecânico de sonda; encarregado de solda de extração de petróleo; engenheiro de petróleo; gerente de operação de sonda; operador de sonda; operador de estação; técnico de petróleo; técnico de sondagem e gerente de engenharia de petróleo são algumas das oportunidades que devem aparecer na área de petróleo e gás”, destaca a professora da FGV.

Na área jurídica, Anna Cherubina afirma que algumas vagas serão abertas para advogados tributários, societários, especialistas em crimes e compras na internet, analista de tributos e consultor de tributos. Já no e-commerce, as chances de um novo emprego, segundo Anna Cherubina, serão para os especialistas em expansão de e-commerce, gestor comercial digital; analista de e-commerce e desenvolvedor de plataformas de e-commerce.

Comunicação e marketing digital – Anna Cherubina lembra que essa área continua forte. Principalmente para gerente de comunicação, analista de mídias digitais, planejador digital, designer digital e vídeomaker.”Oportunidades para analistas de SEO e Google Analytics e especialista em marketing digital com foco em redes sociais; analista de trade marketing; e gestor de trade marketing e merchandising continuarão com força no mercado”, observa.

Anna Cherubina diz ainda que as áreas de estética, fisioterapia e nutrição tendem a aumentar a demanda por seus serviços. “Personal trainer; massoterapeuta; terapeutas holísticos; nutricionistas; esteticistas, dentre outras. Da mesma forma, para os prestadores de serviços no segmento pet: adestrador; tosador; cuidador; e passeador”, explica a professora da FGV.


Veja também