21
ago

O Galo da Madrugada exalta xilogravura e cordel em 2020

21 / ago
Publicado por Fernando Castilho em Notícias às 20:30

 

O Galo da Madrugada é autoridade suprema do carnaval de Pernambuco e vitrine cultural do Estado. A responsabilidade de carregar o título de maior bloco do mundo ganhará um novo significado em 2020, no 43ª desfile da agremiação, quando o majestoso anfitrião erguerá as bandeiras da cultura popular e da sustentabilidade. Com o tema “Xilogravuras no Cordel do Frevo”, o cortejo vem homenagear a Literatura de Cordel e a xilogravura na figura do mestre J. Borges, presença confirmada na criação das peças e no desfile, que no próximo ano será no dia 22 de fevereiro, tradicional Sábado de Zé Pereira.

Para Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada, a escolha do tema faz parte do ativismo da agremiação em promover a reflexão do público sobre a importância da cultura e do folclore enquanto agregadores da sociedade. “A nossa arte é rica, faz de nós quem somos. Dar destaque à poesia, ao artesanato e a pintura popular do nordeste é dar oportunidade, estimular e influenciar novos artistas. É fortalecer nossas raízes”, diz.

A xilografia narra a vida da população sertaneja. Imbicando junto à xilogravura, pela integração entre seus temas, o cordel se tornou uma das mais importantes manifestações da cultura popular brasileira e um dos principais responsáveis pela perpetuação do folclore nordestino. Entre os principais xilógrafos brasileiros estão nomes como Gilvan Samico (PE), Abraão Batista (CE), José Costa Leite (PB), José Lourenço (CE) e os irmão Amaro Francisco (PE) e J. Borges (PE).

Entalhando experiências do cotidiano sertanejo, retratando as tradições nordestinas e o dando voz ao imaginário popular, o artista José Francisco Borges, – popularmente conhecimento como J. Borges – é um dos nomes mais celebrados da xilogravura mundial, tendo angariado prêmios nacionais e internacionais com sua arte.

Com mais de 200 publicações e reconhecido com Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005, o xilógrafo foi o escolhido para representar os artesãos de todo país no desfile do Galo da Madrugada. Foi a partir da matriz xilográfica criada por J. Borges para o Galo da Madrugada, em junho deste ano, que a logomarca comemorativa para o Carnaval 2020 foi criada.


Veja também