Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços

Meu Pet

SAÚDE

Como tratar a esporotricose? Saiba mais sobre a doença que afeta gatos e humanos

Em São Paulo, o número de casos da doença subiu nos últimos dez anos

Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 08/02/2022 às 19:34 | Atualizado em 08/02/2022 às 19:35
Em subidas em árvores, o fungo causador da esporotricose pode acabar penetrando por baixo das unhas e infectando o gato - PIXABAY

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou que o número de casos de esporotricose em felinos - doença causada por um fungo que pode ser transmitida pelos pets para humanos - aumentou 1.342% na cidade. Dados da pasta mostram que, entre 2011 e 2021, a quantidade de gatos diagnosticados com o problema subiu de 71 para 1.024. Os números do município servem para alertar sobre a doença que afeta gatos e humanos.

Os casos em humanos também são alarmantes. De acordo com as análises feitas pelo Núcleo do Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores da cidade, de junho de 2020 a dezembro de 2021, 96 pessoas foram diagnosticadas com esporotricose humana.

Como começa a esporotricose no gato?

Os gatos com esporotricose apresentam lesões de secreção úmida, inchaço do nariz e coloração avermelhada, geralmente na cabeça e nas orelhas, mas que, rapidamente, se espalham para o restante do corpo.

Caso não seja tratada, a doença pode evoluir para um quadro grave e matar o animal.

Como é a esporotricose em humanos?

No humano, as feridas, normalmente, são nas extremidades como pés e mãos. As lesões formam uma lesão avermelhada, algumas vezes com secreção, que vai piorando e se espalhando, em menor velocidade.

Os primeiros sinais e sintomas da doença podem surgir cerca de 7 a 30 dias após o contato com o fungo. O humano infectado precisa de tratamento para evitar que o quadro se agrave e até mesmo morrer.

Como eliminar a esporotricose do ambiente?

A principal forma de evitar a doença é cuidar do gato, mantendo o animal dentro de casa. Afinal, o fungo é encontrado na natureza, em especial nas árvores, onde felinos costumam subir. Nessas subidas, o fungo pode acabar penetrando por baixo das unhas e infectando o pet.

O que dar para gato com esporotricose?

O tratamento para esporotricose é à base de um antifúngico chamado Itraconazol. A medicação é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a recomendação é buscar rapidamente atendimento médico (ou médico veterinário) antes de iniciar o tratamento.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS