Divulgação/Facebook
É alto o número de casos de gravidez precoce no Brasil. Segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o país tem o sétimo maior índice de adolescentes grávidas da América do Sul. Para tentar conscientizar essas crianças da responsabilidade de criar um filho, a
Escola Adventista de Umuarama, cidade do interior do
Paraná com pouco mais de 100 mil habitantes, criou um método diferenciado para os alunos.
Divulgação/Facebook
Chamado de "Bebê de Arroz", o projeto colocou nas mãos de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental um boneco pesando 5 quilos, que é aproximadamente o peso de um bebê de três meses. Durante uma semana, meninos e meninas pré-adolescentes precisaram cuidar dele, trocando fralda, dando comida, calculando gastos com remédios e produtos de higiene. Enquanto realizaram as tarefas, os estudantes ainda prepararam relatórios com um "raio-x" de como estavam se saindo nas tarefas.
Convergência de Disciplinas
O tema
Reprodução Humana é da disciplina de Ciências, mas professores de todas as outras matérias se engajaram no projeto. A iniciativa rendeu elogios de dezenas de pessoas nas redes sociais e foi divulgado na imprensa local. O Bebê de Arroz aconteceu entre os dias 6 e 14/11 deste ano.
LEIA MAIS:
Pai coloca bebê em perigo para ganhar popularidade nas redes sociais
Casal faz fotos para anunciar chegada de "bebê" após pressão para ter filhos