Nessa última semana, um vídeo tem feito muitas pessoas repensarem sobre como funciona os procedimentos estéticos usados em seus corpos, como maquiagem, desodorante, perfume e - praticamente - a maioria dos produtos de higiene e limpeza das residências. A curta-metragem ''Save Ralph'' conta a história de um coelho cobaia, que serve para testes de substâncias que serão utilizadas em produtos de beleza.
Originalmente, o filme foi dublado por astros de cinema como Taika Waititi, Zac Efron, Ricky Gervais, Olivia Munn, Tricia Helfer e Pom Klementieff. Já na versão dublada para o português, Rodrigo Santoro é quem faz a voz.
Confira o vídeo:
O vídeo foi realizado pela instituição de caridade contra os animais, Humane Society International (HSI), que critica o uso de cosméticos em animais. A história se passa com o coelho Ralph, gravando um documentário, sobre como é ''maravilhosa'' a vida de um animal que passa por testes químicos, relatando suas consequências cruéis.
No início do vídeo, Ralph comenta sobre as dores que sente devido aos testes que sofreu durante o tempo, como uma orelha surda que apita, fazendo um barulho irritante, seu olho cego, queimaduras por todo o pelo, além de dores pelo corpo. ''Está tudo bem. Nós fazemos pelos humanos, certo? Eles são muito superiores a nós, animais'', diz Ralph, ironizando a tragédia.
Em seguida, o coelho comenta sobre todos os seus familiares que morreram sendo cobaias, como seus pais e seus filhos. Na outra cena, os humanos pegam ele e prendem pelo pescoço para realizar o procedimento. ''Eu sei que parece ruim, mas eu vejo da seguinte forma: é o meu trabalho'', diz Ralph. Na mesma parte, ele comenta ''se um só ser humano puder ter a ilusão de que seu batom, ou desodorante são mais seguros…” e rapidamente é interrompido por outros coelhos pedindo ajuda para sair daquele lugar.
No final aparece o coelho, com diversas feridas e sem enxergar, mostrando - mesmo que seja em ficção - a realidade de todos os animais que sofrem diante dos testes e alertando as pessoas sobre a importância de consumir produtos de empresas que não façam animais de cobaias, já que existem outros procedimentos sem a utilização de vida para testar os produtos.
O slogan da campanha é: ''Nenhum animal deve sofrer ou morrer em nome da beleza''.