Na última segunda-feira (26), um fato curioso aconteceu em Vitória, capital do Espírito Santo. Um papagaio foi resgatado de uma árvore após gritar "socorro" e chamar a atenção dos moradores do bairro Jardim da Penha.
Segundo a prefeitura, quem acionou o resgate foi uma moradora que "ganhou a confiança" do animal ao se aproximar dele para dar comida e água. Uma equipe do Serviço de Resgate de Animais Silvestres levou o papagaio para Serra, município onde fica o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde ele receberá cuidados especializados e terá sua nova moradia.
Ainda de acordo com a prefeitura, o papagaio estava na copa das árvores daquela região há pelo menos 10 dias, de onde interagia de longe com os moradores. O resgate já havia sido acionado outras vezes, mas por não estar debilitado, o animal conseguiu fugir.
Como proceder ao encontrar um animal silvestre fora de seu habitat natural?
Não se deve tentar manusear ou remover um animal silvestre por contra própria. É necessário notificar as autoridades ambientais do município o quanto antes para que a remoção ou manejo do mesmo seja feito.
Linha Verde do Ibama
É possível registrar a aparição de animais silvestres através do número 0800 61-8080 ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.
Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) em Pernambuco
Pode-se entrar em contato pelos telefones (81) 3181.1700 / 3181.1703 ou por e-mail: cipoma@pm.pe.gov.br.