*Com informações do Olhar Digital
Cientistas do Instituto de Pesquisas do Aquário da Baía de Monterey (MBARI), nos Estados Unidos, divulgaram imagens oceânicas incríveis de uma água-viva fantasma gigante (Stygiomedusa gigante) flutuando a mais de 975 metros de profundidade.
A aparição da espécie é extremamente rara. Desde a primeira vez que um animal do tipo foi encontrado, em 1899, outras aparições só aconteceram cerca de 100 vezes.
Os biólogos usaram redes de arrasto para estudar os animais do fundo do mar. Segundo o MBARI, essas redes podem ser eficazes para estudar animais resistentes, como peixes, crustáceos e lulas, mas as medusas se transformam em uma gosma gelatinosa nessas armadilhas.
“Os veículos operados a distância (ROVs) do MBARI permitiram aos pesquisadores estudar esses animais intactos em seu ambiente natural. O vídeo de alta definição – e agora em 4K – da água-viva fantasma gigante mostra detalhes impressionantes sobre a aparência e o comportamento do animal que os cientistas não seriam capazes de ver com um espécime capturado por uma rede de arrasto”, explicou a instituição.