Descobertas

Feto egípcio de múmia de dois mil anos é revelado por especialistas; veja imagens

O feto estaria coberto por natrão, além de pequenas quantidades de cloreto de sódio e sulfato de sódio

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 07/01/2022 às 9:52
Notícia
X

Uma múmia doada à Universidade de Varsóvia em 1826, na Polônia, foi considerada um sacerdote do sexo masculino. Mas no ano de 2016, acabou sendo revelado que essa múmia se tratava de uma mulher grávida. Esse episódio foi registrado em abril de 2021 como o primeiro caso conhecido de múmia egípcia grávida.

Em um estudo publicado no Journal Of Archaelogical Science, no dia 30 de dezembro, eles revelaram algumas imagens da descoberta. Segundo os especialistas, o feto estava preservado em um processo raro, que envolve uma série de substâncias. 

Preservação do feto

Uma nova pesquisa sobre o feto da múmia indica que ele permaneceu preservado por mais de dois mil anos, devido a um processo incomum de decomposição. O feto estaria coberto por natrão, um mineral composto por carbonato de sódio hidratado e bicarbonato de sódio, além de pequenas quantidades de cloreto de sódio e sulfato de sódio. 

Reprodução/Warsaw Mummy Project/Facebook
Feto de múmia egípcia permaneceu preservado por 2 mil anos - Reprodução/Warsaw Mummy Project/Facebook

Os estudiosos ressaltaram que a mudança do ambiente alcalino para o ácido causou a descalcificação dos ossos do feto, mas que os seus tecidos moles continuam bastante preservados. Os arqueólogos pretendem publicar mais artigos sobre a múmia encontrada grávida.

"Depois que a pessoa morre, o ácido fórmico começa a ser liberado no sangue e o ambiente no corpo do falecido torna-se ácido. Um fenômeno semelhante ocorreu no ventre dessa senhora misteriosa. Mais tarde, quando o corpo da mãe foi embalsamado, o útero e o feto secaram", explicou os cientistas em uma publicação no Facebook. 

Com informações do portal Galileu e Canaltech.

Confira também: 

Múmia de faraó egípcio é ‘aberta’ pela primeira vez após 3.500 anos

Confira como foi desvendado o mistério da 'múmia alien'

Ovos de dinossauros com mais de 60 milhões de anos são descobertos por paleontólogo; veja a imagem

Dá só uma olhada! VÍDEO: Banhistas são surpreendidos após tubarão enorme chegar bem próximo da areia

Tags

Autor