Blog do Torcedor - Tudo sobre o futebol em Pernambuco, do Nordeste, Brasil e do mundo
Torcedor

As notícias de Náutico, Santa Cruz e Sport, além do futebol nacional e internacional. Com análise, interatividade e opinião

TABU

Líder da Série B, Náutico tenta encerrar jejum de 9 anos sem vencer o Botafogo

Última vitória dos alvirrubros foi na Série A de 2012, quando o Timbu bateu o Fogão por 3x2 nos Aflitos.

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 18/06/2021 às 7:32
Notícia
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
LATERAL Bryan foi o autor do segundo gol do Náutico na vitória sobre o Vila Nova. - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

A temporada de 2021 tem sido de quebra de tabus para o Náutico. Ao conquistar o Campeonato Pernambucano, o Timbu encerrou um jejum de 53 anos sem vencer o Sport numa decisão e ainda voltou a levantar uma taça nos Aflitos, fato que não acontecia desde 1974. Agora, embalado com a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro após quatro vitórias em quatro jogos, o clube tenta quebrar o tabu de nove anos sem vencer o Botafogo. E a oportunidade será já no próximo domingo (20), quando as equipes se encontram às 16h, nos Aflitos, pela 5ª rodada da competição. 

O último triunfo do Náutico sobre o Botafogo aconteceu no Brasileirão de 2012, na 4ª rodada, quando o Timbu venceu por 3x2 o confronto contra os cariocas, com gols de Araújo, Lúcio e Derley; Márcio Azevedo e Cesinha (contra) descontaram para o Fogão. De lá para cá, foram cinco derrotas consecutivas e um empate na Copa do Brasil 2020, que culminou na eliminação dos alvirrubros nos pênaltis após empate por 1x1 no tempo normal. Por sinal, nos últimos 10 duelos, a estrela solitária possui uma ampla vantagem sobre os pernambucanos, com seis vitórias, três empates e apenas uma vitória do Náutico. 

Mesmo com o retrospecto recente mais favorável ao Botafogo, o Náutico se prende ao desempenho apresentado durante toda a temporada 2021, onde saiu derrotado em apenas um jogo, na última rodada da primeira fase do Pernambucano, quando já estava classificado e poupou quatro titulares. Ou seja, além desse insucesso, nos 16 jogos que disputou até aqui, foram 12 vitórias e três empates.

Além disso, o Náutico não perde jogando nos Aflitos desde 12 de outubro de 2020, quando saiu derrotado para a Ponte Preta, ainda sob o comando do técnico Gilson Kleina. Na sequência, empatou com Cruzeiro e CSA, e, com a chegada de Hélio dos Anjos, nos 18 jogos subsequentes, venceu 13 e empatou cinco. Ou seja, o Timbu está invicto a 20 jogos atuando no Eládio de Barros Carvalho. 

Já na Série B, o clube alvirrubro iniciou com tudo, vencendo os quatro primeiros adversários que enfrentou. Em casa, bateu CSA e Vila Nova, enquanto longe do Recife venceu Vitória e Guarani. Os 100% de aproveitamento na Série B ainda deixou o Timbu na primeira colocação, uma vez que o Brusque ainda não jogou na rodada e possui um jogo a menos.

Veja abaixo os 10 últimos jogos entre as equipes:

Náutico 1 x 1 Botafogo (Com vitória do Fogão nos pênaltis por 4x3) - Aflitos - Copa do Brasil 2020

Náutico 1x4 Botafogo - Arena de Pernambuco - Série B 2015

Botafogo 1x0 Náutico - Engenhão - Série B 2015

Náutico 1x3 Botafogo - Arena de Pernambuco - Série A 2013

Botafogo 2x0 Náutico - Engenhão - Série A 2013

Botafogo 3x1 Náutico - Engenhão - Série A 2012

Náutico 3x2 Botafogo - Aflitos - Série A 2012

Botafogo 1x0 Náutico - Engenhão - Série A 2009

Náutico 2x2 Botafogo - Aflitos - Série A 2009

Botafogo 1x1 Náutico - Engenhão - Série A 2008


Comentários

Últimas notícias