LEÃO

Com Barcia voltando, Louzer ganha mais uma opção para resolver 'caótico' ataque do Sport

Setor de ataque tem sido um problema no Leão durante toda a temporada

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 21/06/2021 às 19:04 | Atualizado em 21/06/2021 às 22:20
Notícia
X

O Sport deve ganhar uma nova opção para o setor de ataque nas próximas semanas. E o 'reforço' está vindo do departamento médico. Depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em dezembro de 2020, o atacante Leandro Barcia iniciou a transição física na última sexta-feira e seu retorno aos jogos está previsto para acontecer nas próximas quatro semanas, a depender de sua evolução. Com isso, o técnico Umberto Louzer terá mais um atleta para encaixar no ataque, que tem sido um dos principais problemas do Leão durante toda temporada. 

Ainda em recuperação, Barcia falou sobre a saudade que sente de jogar futebol. "Muita (saudade de jogar). Simplesmente minha vontade é estar no jogo, concentrar com o grupo, ir até o estádio. São coisas simples, mas quando a gente perde é que passa a dar valor. Meu caso, com a lesão, acabou acontecendo isso, mas minha vontade é voltar a jogar. A parte mais difícil é quando está acontecendo o jogo e eu por estar fora, não conseguir ajudar o clube e meus companheiros. Preparar a cabeça para tudo, especialmente para voltar bem", afirmou em entrevista coletiva.

Com o retorno previsto para as próximas quatro semanas, Barcia se junta a um setor que foi bastante reforçado nesta temporada. Com o atleta ainda machucado, o Leão acertou com Jonas Toró - que está retornando ao São Paulo -, Neilton, Everaldo, Paulinho Moccelin e Maxwell para atuar pelas pontas, além de Santiago Trelléz e André, que jogam mais centralizado. Além disso, ainda conta com Marquinhos, que já estava no clube, e Mikael, prata da casa. Por fim, nesta lista ainda se inclui Hernane Brocador, que não está nos planos do clube, mas segue treinando separado enquanto aguarda uma oferta. 

O problema, no entanto, é que apesar das opções, nenhum ponta conseguiu se firmar no time titular. No último jogo, quando foi derrotado para o Juventude, o técnico Umberto Louzer chegou a lamentar a ausência de algumas peças do setor ofensivo, que não estiveram disponível para o confronto. No duelo contra o Corinthians, a tendência é que alguns desses jogadores, como Mikael e Thiago Neves, voltem à ser opção. Por outro lado, Everaldo e Marquinhos não jogam por questões contratuais, já que ambos pertencem ao time paulista. 

Nos cinco jogos que disputou, o Sport marcou três gols, mas apenas um deles foi marcado por atacante - André, no empate contra o Internacional, na estreia. Os outros dois foram anotados por Thiago Neves e Sander. Outro exemplo que ilustra essa dificuldade dos atacantes é que na derrota para o Juventude, as melhores chances foram criadas por jogadores do setor defensivo (Rafael Thyere, Sander e Sabino). 

Entre as opções no ataque, Jonas Toró até começou bem, marcando dois gols nos primeiros três jogos. No entanto, o desempenho logo caiu drasticamente e, nessa segunda-feira (21), o Sport iniciou as tratativas para devolvê-lo ao São Paulo, clube detentor dos seus direitos, a partir de um pedido do próprio jogador, que pretende deixar o Leão. A última vez que ele esteve em campo foi na final do Campeonato Pernambucano contra o Náutico, no dia 23 de maio. Ao todo, com a camisa rubro-negra, foram 14 jogos e dois tentos. 

Atuando tanto pelas pontas, mas também flutuando pelo meio, Neilton é, talvez, o reforço para o ataque que melhor jogou até aqui. O atleta possui os mesmos números de Toró, onde atuou em 14 jogos e também fez dois gols. Ele, no entanto, atuou apenas nos minutos finais da vitória contra o Grêmio, quando voltou a ser opção após um período afastado com uma lesão no tornozelo. O atacante foi ausência no último jogo, mas deve ser opção contra o Corinthians, podendo, inclusive, iniciar entre os titulares. 

O caso de Everaldo é mais emblemático. O atleta foi contratado sob expectativa para solucionar os problemas nas pontas do Sport. No entanto, ele ainda não conseguiu ter uma sequência na equipe titular após sofrer uma lesão no segundo jogo da final do Pernambucano contra o Náutico. Após quase um mês afastado, atuou nos cinco minutos finais da derrota para o Juventude. Ao todo, são cinco jogos com a camisa rubro-negra e um gol marcado.

Outro que foi contratado para o setor foi Maxwell. O desempenho, porém, está abaixo do que ele apresentou no seu antigo clube, o Cuiabá. No Leão, foram 15 jogos e nenhum gol. Porém, na maioria dos confrontos, ele entrou no decorrer do jogo, já que só foi titular nos primeiros três jogos. Último a ser contratado, Paulinho Moccelin só estreou pelo rubro-negro na Série A, iniciando como titular em todos os cinco jogos do Leão na competição. O atleta ainda não balançou as redes adversárias e o desempenho tecnicamente ainda está deixando a desejar. 

O Leão ainda conta com Marquinhos, que foi importante para o Sport na temporada passada, onde marcou sete gols em 48 jogos. O atleta, no entanto, perdeu o início da temporada pois ainda se recuperava de uma lesão no pé esquerdo. Ele atuou nos cinco jogos do Leão no Brasileirão, porém, ainda não fez gol. Além das opções citadas, o clube já chegou a utilizar o lateral-esquerdo Júnior Tavares e o lateral-direito Patric mais adiantados, como pontas. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor