Por meio de um comunicado, a CBF anunciou o uso do árbitro de vídeo (VAR) nas séries B, C e D nesta temporada. O recurso, no entanto, não será implantado de imediato. De acordo com a nota emitida pela entidade, o VAR, que já está na Série A desde 2019, entra em uso na Segunda Divisão a partir do returno. Já na Terceirona a ferramenta será utilizada no quadrangular de acesso e final. Por fim, na Série D, o árbitro de vídeo entra em cena nas quartas de final e vai até o término do torneio.
"Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento", diz o Presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.
No total, as 190 partidas do segundo turno da Série B terão o VAR. Na Série C, no entanto, o número de jogos com o árbitro de vídeo será de 26, enquanto 14 confrontos na Quarta Divisão terão o uso da ferramenta nesta temporada. De acordo com a CBF, ao fim de 2021, serão 651 confrontos com o recurso em competições da CBF.
"A decisão da entidade ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico para aquelas séries onde há esta previsão. A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF já está com a programação em andamento, com a contratação da empresa responsável pela tecnologia e a programação de cursos preparatórios adicionais para os profissionais de arbitragem", diz trecho da nota da CBF.
Ainda no comunicado, a entidade diz que vai contar com o uso do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), localizado no Rio de Janeiro, que possibilita otimizar toda a operação do árbitro de vídeo.