Até 20 de agosto. Essa é a data que o Governo de Pernambuco tem como prazo para definir se a partida entre Brasil e Peru terá a presença de torcedores. O jogo, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, acontecerá no dia 9 de setembro, na Arena de Pernambuco.
De acordo com o secretário de Turismo e Lazer do estado, Rodrigo Novaes, a expectativa é que nos próximos 10 dias, uma posição mais sólida seja concretizada.
"Estamos em fase de conversa, estudos, justamente para que a gente possa fazer os eventos teste, com aplicativo, como todo controle de público. Tudo isso está sendo estudado e deve ser anunciado nos próximos dias", disse o secretário em entrevista à Rede Globo.
Apesar das expectativas positivas, Novaes explica que, caso o público seja liberado, uma série de protocolos precisam ser cumpridos. Visando evitar o agravamento da pandemia da Covid-19, o governo afirma que pretende ter uma quantidade de pessoas limitadas autorizadas a assistir a partida. Além disso, haverá um controle via aplicativo dos cadastros dos torcedores. E, é claro, só poderão ir ao estádio quem estiver vacinado.
"O aplicativo dá a condição de podermos controlar os efeitos dos eventos. As pessoas que poderiam participar devem estar devidamente vacinadas com as duas doses ou com o teste da Covid até quarenta e oito horas antes. E depois do evento, quarenta e oito horas depois, mais uma vez elas teriam que ser testadas. Então, a gente teria o controle absoluto de quem estava no evento e depois dos efeitos daquela aglomeração", complementou Rodrigo Novaes.
Ao todo, 6.485.772 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Pernambuco, sendo 1.895.744 já com a segunda dose.