POLÊMICA

Dinheiro e polêmica: quem é Mohammed bin Salman, novo "dono" do Newcastle?

A compra do clube foi confirmada nesta quinta-feira (07)

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduardo Falcão

Publicado em 07/10/2021 às 16:58 | Atualizado em 08/10/2021 às 22:41
Notícia
X

A repercussão da confirmação da venda do Newcastle para um consórcio financiado pelo governo da Arábia Saudita foi grande. Segundo a imprensa britânica, a venda do clube alcançou valores de 2,2 bilhões de reais. O clube inglês passa a ser a partir desta quinta-feira (07), uma das maiores potências financeiras do futebol mundial, juntando-se a Paris Saint Germain e Manchester City.

> Na Inglaterra, Joelinton diz torcer pela recuperação do Sport e quer time brigando por ''Libertadores e Sul-Americana''

Veja quem são os donos de clubes de futebol mais ricos, segundo a Forbes

Todas essas equipes tem em comum o dinheiro árabe. A equipe de Manchester pertence a um grupo que é braço do setor de desenvolvimento e investimento dos Emirados Árabes Unidos e é controlado por Mansour bin Zayed Al Nahyan. A equipe do PSG foi comprada pelo Qatar Sports Investiment (QSI), um orgão que pertence ao governo do Qatar e tem como dono o sheik Tamim bin Hamad al-ThaniMas. Mas quem é o novo mandatário do Newcastle?

De virada! Depois de fracassar na Eurocopa, França está na final da Liga das Nações

Jornal afirma que Mbappé causa desconforto na seleção francesa; veja o motivo

PSG mira craque do Liverpool para a próxima temporada; saiba quem

Príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman tem fortuna estimada em US$ 95 bilhões de dólares, segundo o site bloomberg. bin Salman também carrega uma série de acusações contra sua pessoa, além de ser bastante criticado por orgãos que atuam na defesa dos direitos humanos. O Príncipe Saudita é acusado de perseguir mulheres e homossexuais, além de censurar a imprensa. É falado também sobre um possível envolvimento com o assassinato de um jornalista saudita chamado de Jamal Khashoggi em 2 de outubro de 2018.

Bomba é desarmada perto do estádio do Borussia Dortmund; confira

Casimiro escolhe torcida de time pernambucano como a mais chata do Brasil; confira

O acerto da compra do Newcastle acende uma questão que já existe no meio do extracampo do futebol. O termo “Sportswashing”, que funciona como um mecanismo para um governo ditatorial, utilizar nesse caso, o futebol, para inibir ou excluir as ações que o governo não quer que o mundo inteiro saiba.

Craque inglês pode deixar o City para fechar com gigante europeu; saiba quem

Luis Suárez revela como foi demitido por Koeman: 'Não é essa a maneira de dispensar uma lenda'

Brasil enfrenta Venezuela em busca de defender tabu que já dura bastante tempo; confira

Em março de 2021, por um jogo das Eliminatórias Europeias, os jogadores da seleção da Alemanha fizeram um protesto contra as condições de trabalho dos funcionários que integram as obras da Copa do Mundo de 2022 no Qatar. A Fifa também se posicionou sobre o assunto e disse: "Acreditamos na liberdade de expressão e no poder do futebol como uma força do bem. Nenhum processo disciplinar em relação a este assunto será aberto pela FIFA", disse a entidade.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor