É quase inacreditável. Mas é real. O Sport, clube centenário, chega ao quinto presidente em um intervalo de menos de um ano. A missão agora de conduzir o Leão a vislumbrar novos horizontes está nas mãos de Yuri Romão. Muitos não podem lembrar, mas Romão frequenta a diretoria do Sport. Em 2009, apareceu como parceiro comercial, como representante do Banco BMG, investidor do time feminino de vôlei que disputou a Liga Nacional. Em 2011, Gustavo Dubeux chamou para ser vice-presidente esportes amadores. Depois, virou vice de assuntos estratégicos para cuidar do projeto de arena na gestão Humberto Martorelli. Na gestão de Arnaldo Barros, ficou apenas três meses. Agora, Yuri faz um trabalho de reconstrução. Confira as cinco principais metas:
1 - Montar a diretoria de futebol
A gente vem conversando com algumas pessoas. Mas não é fácil, pois o Sport tem um fator que, se você convida uma pessoa, falam que ela é ligada a algum grupo político. Aí é confusão. Se não tiver grupo, aí dizem que ela não conhece o clube. Meu planejamento é anunciar dois nomes: o executivo e o vice de futebol. Tenho a convicção de que o vice tem que ter bagagem no futebol. Conversei com duas pessoas. Coloquei o desafio da questão financeira, o aspecto técnico, onde a gente vai atuar. Eles ficaram de analisar. Quero trabalhar, no total, com quatro pessoas.
2 - Manter o Sport na Série A
A vontade, o trabalho e dedicação vão ser toda para que isso aconteça. Desde o final de semana que conversei com parte dos jogadores, com treinador, tentando entender onde a gente poderia atuar e estamos trabalhando. Eles querem é tranquilidade. Porque infelizmente os fatos que aconteceram no futebol abalaram muito o elenco. Foram muitas mudanças e isso não é fácil. Mas eu conversei pessoalmente. Fiquei satisfeito com o que ouvi deles. Percebi comprometimento. A partida contra o Grêmio foi um exemplo. A forma como eles se fecharam para vencer. Estou feliz pela vitória e o ambiente dos atletas é bom demais. A gente mantendo esse ambiente, conseguimos se manter na Série A.
3 - Atrair o sócio e o torcedor
Aí é só o resultado dos jogos e campanha de sócios que vamos lançar. Mas temos que atrelar essa campanha com os sócios ao desempenho do time em campo.
4 - Atrair parceiros
A gente já assinou contratos interessantes. Parceiros inclusive para investir na base, o que alivia o peso do caixa para trabalhar o futebol profissional. Assinamos contrato com um novo patrocinador que não podemos ainda revelar. E estamos diariamente procurando novos parceiros.
- Após saída do Sport, atacante André posta foto em praia do Rio de Janeiro
- Sport vê distância para sair do Z4 diminuir. Confira classificação atualizada da Série A
- Mais um presidente do Sport pede licença do cargo; entenda
- Em ano de turbulência política, Sport soma mais presidentes do que treinadores
5 - Patrimônio
Nosso patrimônio, infelizmente, está muito degradado. Fortunato Russo (vice de patrimônio) está fazendo um trabalho extraordinário de levantamento da situação. Já temos conversas adiantadas com empresas de São Paulo interessadas e precisamos definir o que podemos oferecer de contrapartida para fechar essa equação com os parceiros. Na nossa ideia está, inclusive, uma melhoria no parque aquático e a instalação de uma academia moderna, dessas que estão na cidade. Mas, infelizmente, a crise no futebol atrapalhou tudo, retardou a situação. Estamos vivendo um recomeço.
Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter.