O acesso passou a ficar cada vez mais improvável para o Náutico na Série B do Campeonato Brasileiro. Em jogo que contou com sete gols marcados, na noite desta terça-feira (2), o Timbu acabou tropeçando para o Brusque fora de casa e sendo derrotado por 4x3.
Caio Dantas, Rafael Ribeiro e Jean Carlos marcaram para a equipe alvirrubra, enquanto Tony, Luizão, Garcez e John Cley foram os autores dos gols do clube catarinense na partida válida pela 33ª rodada da Segundona.
Em jogo entre as piores defesas da Série B, o Náutico até começou bem no jogo. Em um primeiro tempo animado, o Timbu chegou a abrir o placar com Caio Dantas e mostrar força dentro de campo. Mas não demorou muito para o Brusque reagir e empatar a partida.
O Náutico logo voltou à liderança com Rafael Ribeiro, mas o clube catarinense empatou e virou ainda nos primeiros 45 minutos. Jean Carlos ainda empatou no início do segundo tempo, mas John Cley apareceu para trazer a vitória para o Brusque.
Agora, só uma matemática improvável pode colocar o Náutico em condições de acesso. Antes, com 1,2% de probabilidade de acesso, segundo o site analítico Chance de Gol, a porcentagem pode cair ainda mais, dependendo dos resultados dos adversários que também brigam pelo acesso.
O Timbu está na nona colocação com 45 pontos somados e está a oito pontos do G4. Se o Goiás vencer nesta terça-feira, a diferença sobe para 11. Ainda faltam cinco rodadas a serem disputadas, ou seja, 15 pontos estão em jogo nesta reta final.
O Náutico volta a campo no próximo sábado (6), às 16h15, diante do Coritiba. O confronto, válido pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, será realizado no Estádio dos Aflitos.
Confira o ao vivo
O Jogo
A partida iniciou fria. Sem muitas chances para o Brusque, que começou mantendo a posse da bola. Mas o Náutico procurou ser fatal logo nos primeiros minutos.
Aos cinco minutos, Caio Dantas aproveitou o vacilo da defesa do Brusque, pegou a bola no lado direito da grande área e meteu uma bomba no fundo das redes para abrir o placar. A partir daí, o Timbu começou a ditar o ritmo do jogo no primeiro tempo.
Mas os donos da casa tentaram reagir logo aos 10 minutos. Forçando o jogo pelo lado esquerdo, a bola acabou chegando para John Cley na entrada da grande área e o meia bateu forte, cruzado, para linda defesa de Anderson.
Aos 13, a reação deu certo, com Rodolfo dando um belo lançamento para Tony. O atacante do Brusque conduziu a bola para a grande área e finalizou para empatar o marcador.
Zagueiro do Náutico, Rafael Ribeiro chegou na marcação, mas atrapalhou mais que ajudou, já que ele nem conseguiu desarmar o adversário e ainda atrapalhou o campo de visão do goleiro Anderson.
O Náutico, que atuava com as linhas altas, passou a sofrer pressão do Brusque após o tomar o gol. O Timbu só chegava ao campo de ataque com atuações individuais e bola parada.
E foi justamente nessa bola parada que os alvirrubros voltara a assumir a liderança do placar. Em cobrança de escanteio aos 27 minutos, Rafael Ribeiro, que havia falhado no gol do Brusque, aproveitou o rebote em um bate-rebate na pequena área para colocar a bola no fundo do gol.
Mas a alegria do Náutico não durou muito tempo na partida. Aos 31, o zagueiro Luizão escorou uma bola lançada por Airton para o gol. Já aos 38, o Brusque virou a partida com gol de Garcez, que achou a bola numa cobrança de escanteio e colocou para o fundo das redes.
O placar poderia ter terminado pior no primeiro tempo, se não fosse a linda defesa de Anderson para o cabeceio de Garcez da pequena área.
Segundo tempo
O Brusque voltou mais ligado para o início da etapa final, mas o Náutico conseguiu se restabelecer no jogo e passou a trocar passes no campo de ataque alvirrubro.
Aos 8 minutos, Jean Carlos acabou repetindo o lance feito por Caio Dantas, aproveitando uma sobra de bola na grande área e batendo de primeira para marcar o gol do Timbu, voltando a empatar a partida.
Donos da casa, o Brusque não conseguiu mais desenvolver seu jogo na parte ofensiva desde o empate do Náutico. A equipe alvirrubra, apesar de dominar a partida, pecava no último passe durante a bola rolando e as melhores chances de gol saiam das bolas paradas.
O Brusque voltou a achar o caminho do gol aos 26 minutos. Garcez avançou pela esquerda e bateu cruzado para a pequena área. John Cley colocou o pé direito e a bola desviou para o gol alvirrubro, botando a equipe catarinense na frente mais uma vez.
FICHA DO JOGO - BRUSQUE 4 X 3 NÁUTICO
Brusque - Ruan Carneiro; Toty, Luizão (Ianson), Éverton Alemão e Airton; Rodolfo, Zé Mateus, Fillipe Soutto (Foguinho) e Jhon Cley (Evandro); Garcez (Thiago Alagoano) e Tony (Bruno Alves). Técnico: Waguinho Dias.
Náutico - Anderson; Thássio (Matheus Trindade), Camutanga, Rafael Ribeiro e Jr. Tavares; Rhaldney (Paiva), Matheus Jesus (Marciel) e Jean Carlos; Vinícius, Jailson (Álvaro) e Caio Dantas. Técnico: Hélio dos Anjos.
Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque-SC.
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG).
Assistentes: Ricardo Junior de Souza e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (ambos de MG).
Gols: Tony, aos 13 do 1º tempo, Luizão, aos 31 do 1º tempo, Garcez, aos 38 do 1º tempo, John Cley, aos 26 do 2º tempo (Brusque); Caio Dantas, aos 5 do 1º tempo, Rafael Ribeiro aos 27 do 1º tempo, Jean Carlos, aos 8 do 2º tempo (Náutico).
Cartões amarelos: Éverton Alemão (Brusque); Hélio dos Anjos, Jean Carlos, Camutanga, Rhaldney (Náutico).