despedida

Tchau, Série A! Sport encerra a temporada com empate contra o Athletico-PR na Arena de Pernambuco

Com 39 pontos e na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro da Série A, o Sport vai disputar a Segunda Divisão em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 09/12/2021 às 23:25 | Atualizado em 10/12/2021 às 0:07
Notícia
X

O Sport recebeu o Athletico-PR, nesta quinta-feira (09), na Arena de Pernambuco, e se despediu do Campeonato Brasileiro da Série A com um empate em 1 x 1. Os gols da partida foram marcados por Mikael e Khellven ainda na primeira etapa do confronto. Com o resultado, o Leão encerra a trajetória na Primeira Divisão com 38 pontos e na vice-lanterna da competição, tendo nove vitórias, 11 empates e 18 derrotas. Abaixo, relembre a trajetória do clube pernambucano.

O rebaixamento com três rodadas de antecedência só reforçou como foi a campanha do Sport no Campeonato Brasileiro da Série A. Até a vitória contra o Grêmio por 2 x 1 fora de casa, a trajetória do Leão foi repleta de sequência negativas, tendo apenas um momento raro com quatro jogos sem perder até a data citada, que foi antes da chegada de Gustavo Florentín. Na era Umberto Louzer, o clube pernambucano só venceu três de 17 partidas, com oito derrotas e seis empates. Naquele momento, o torcedor teve a certeza que a briga era contra o rebaixamento para a Segunda Divisão do futebol nacional.

> Grêmio e Bahia estão rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro

Com a saída do então treinador, na derrota para o São Paulo, a diretoria foi atrás do paraguaio. O início foi complicado, pois o time já vinha de três partidas sem marcar e passou mais cinco. Depois do resultado positivo no Rio Grande do Sul e mais duas vitórias, a expectativa de escapar aumentou e ‘Jason’ parecia ter voltado. No entanto, outros resultados ruins seguidos, como novamente ficar sem quatro confrontos sem vencer, afundou o Sport na zona de rebaixamento.

> Veja os times que vão jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022

Quando a queda foi concretizada na 36ª rodada, depois de uma vitória do Juventude contra o Red Bull Bragantino, o Leão nem sequer teria a chance de sair da vice-lanterna, mesmo vencendo a Chapecoense na sequência. Esses fatores fizeram o elenco chegar para o confronto diante do Athletico-PR apenas para se despedir do torcedor em 2021.

O jogo

Antes da bola rolar, o Sport fez uma homenagem ao jornalista Fernando Menezes, com um minuto de silêncio. O ilustre rubro-negro, que ajudou na ampliação da Ilha do Retiro para a Copa do Mundo de 1950, morreu aos 86 anos após ter uma parada cardíaca.

Quando a partida começou, os dois times criaram poucas oportunidades no primeiro tempo e o jogo teve poucas emoções. Apesar disso, a rede balançou duas vezes, sendo uma para cada lado. Aos 28 minutos, Mikael abriu o placar para o Leão, após um belo giro dentro da área. O atacante marcou 15 vezes na temporada de 2021, sendo oito na Série A. Devido ao destaque neste ano, o próprio técnico Gustavo Florentín admite que é difícil manter o jogador no clube rubro-negro.

> Athletico-PR tem interesse em jogador do Sport? Saiba quem é e a situação do atleta

Os minutos seguintes foram de fortes marcações e poucas jogadas que terminaram em finalizações. Em uma delas, o Furacão empatou o jogo. O atacante Jaderson bateu forte da entrada da área e o goleiro Carlos Eduardo não conseguiu segurar. No rebote, Khellven deixou tudo igual na Arena de Pernambuco, marcando o segundo dele na competição.

A segunda etapa começou mais empolgante. Em 15 minutos, foram quatro oportunidades. Além do chute cruzado de Ewerthon, para a boa defesa do goleiro do Furacão, teve uma cabeçada de Chico com perigo, uma finalização pela esquerda de Pedro Victor e outra de Ronaldo Henrique. No entanto, a grande oportunidade veio em cobrança de pênalti aos 18 minutos. Após consultar o VAR, o árbitro marcou pênalti de Luan Patrick em cima de Gustavo. Everton Felipe cobrou fraco e Beto defendeu.

> Gil do Vigor e sua paixão pelo Sport são tema de reportagem em portal dos EUA

> Programa analisa perspectivas de Sport, Náutico e Santa Cruz para próxima temporada

Depois disso, os treinadores começaram a mexer nos times e o ritmo não foi o mesmo, principalmente por parte do Sport. Uma nova chance com perigo só aconteceu nos últimos minutos, quando Cristiano bateu forte e o Athletico foi salvo mais uma vez pelo goleiro. No mais, fim de jogo e despedida com empate.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog do Torcedor (@blogdotorcedor)

Ficha do jogo

Sport: Carlos Eduardo; Ewerthon, Rafael Thyere, Chico e Sander; Ronaldo, Pedro Victor (Cristiano) e Gustavo; Everton Felipe, Paulinho Moccelin (Luciano Juba) e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín.

Athletico-PR: Bento; Luan Patrick, Lucas Fasson e João Vialle; Khellven, Juninho, Jader e Márcio Azevedo; Pedrinho (Pierre), Jáderson (Julimar) e Vinicius Mingotti (Bissoli). Técnico: James Freitas.

Gols: Mikael aos 28' (SPO) e Khellvene aos 42' do 1°T (ATH). Cartões amarelos: Everton Felipe (SPO) e Márcio Azevedo (ATH). Público: 4.215. Renda: R$41.295

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC). Assistente 1: Kleber Lucio Gil (SC). Assistente 2: Cipriano da Silva Sousa (TO). Quarto árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE). VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ).

Kleber Lucio Gil
Rodrigo Jose Pereira de Lima

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor