Destaque do Vasco no Brasileirão de 2020, Benítez defendeu o São Paulo na maior parte de 2021, sendo campeão e eleito o melhor jogador do Campeonato Paulista.
> Mesmo rebaixado, titular absoluto do Grêmio entra na mira de gigante europeu; veja
O rendimento dele, que acabou indo para o banco, como o de todo o elenco, não atendeu as expectativas geradas no começo do ano e o clube optou por não exercer sua opção de compra fixada no valor de 3 milhões de doláres (R$ 16,9 milhões na cotação atual), e o jogador retornou ao Independiente, da Argentina.
Agora, o Grêmio pretende ser o terceiro clube brasileiro da carreira do meia. A informação foi dada pela GZH e teve confirmação do presidente do clube, Romildo Bozan Jr., ao ge, que entrou em contato com o Independiente, que confirmou as conversas, mas negou qualquer proposta oficial até o momento.
> Bom nome? Vasco já escolheu o "substituto" de Germán Cano para a temporada 2022; veja quem
Com 27 anos, Benítez tem contrato com o clube argentino até dezembro de 2022, então um novo empréstimo é algo improvável de acontecer e, caso feche mesmo com o Grêmio, deverá ser em definitivo.
Pelo São Paulo, foram 42 partidas disputadas com 4 gols marcados e 6 assistências concedidas. Antes, pelo Vasco, 30 jogos, 3 gols e 3 assistências.
Caso confirmada a contratação, Benítez será o quarto reforço gremista para a disputa da Série B. Até o momento chegaram o laterais Orejuela, direito, e Nicolas, esquerdo, além do zagueiro Bruno Alves.