Os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 começam oficialmente nesta sexta-feira (4) - confira a Cerimônia de Abertura, em Pequim, na China. O evento irá até o dia 20 de fevereiro e será dividido em 15 modalidades. Algumas podem até ser conhecidas do público como o esqui, enquanto que outras sempre despertam curiosidade das pessoas, como o curling. Conheça todas as modalidades:
Biatlo
O esporte é uma combinação do ski cross country com o tiro esportivo. O atleta atira em alvos a cada 50 metros de distância em duas posições: deitado e em pé. O esportista para de duas a quatro vezes para atirar, realizando cinco disparos por parada. As provas variam de 10km a 20km para homens e 7,5km a 15km para mulheres. Há o formato de sprint, individual, perseguição, mass start e revezamento.
Bobsled
Conhecido como "Fórmula 1 do gelo", o bobsled se resuma a um percurso feito de trenó por uma equipe, que pode ser de duas ou quatro pessoas. Em Pequim, haverá o monobob, categoria individual feminina. O esporte é conhecido também pelo filme "Jamaica Abaixo de Zero", que narra a história da equipe jamaicana no bobsled.
Combinado nórdico
O combinado nórdico envolve o salto de esqui e o esqui cross-country. É exclusivamente masculino e disputado na neve.
Curling
Mais popular entre os esportes, o curling sempre chama a atenção do público nas Olimpíadas de Inverno. O esporte consiste em uma disputa por equipes, que lança "pedras" sobre um circuito. Ganha quem colocar mais pedras perto do alvo. Seria uma espécie de bocha no gelo.
Esqui alpino
É uma das competições mais simbólicas dos Jogos de Inverno, com os esquiadores atingindo velocidades de até 150 km/h. O esporte consiste descida de um percurso por parte do esquiador. É obrigatóriao preencher o circuito dentro do espaço estipulado para não ser penalizado.
Esqui Cross-country
Aqui é uma espécie de "maratona" na neve. Os esquiadores percorrem grandes distâncias com objetivo de fazer o menor tempo possível.
Esqui estilo livre
No estilo livre, o esquiador precisa fazer saltos e descidas na montanha em velocidade. O mais conhecido em o Moguls, onde o atleta desce saltando montinhos e fazendo saltos.
Hóquei no gelo
Outro esporte conhecido do grande público é o hóquei. Consiste em uma disputa entre duas equipes em busca do "gol". Lembra muito, em sua dinâmica, esportes coletivos como futebol e basquete.
Luge
O luge é um dos esportes mais perigosos das Olimpíadas de Inverno. Nesta modalidade, o atleta desce um circuito deitado em um trenó, atingindo velocidade de 145 km/h.
Patinação artística
A patinação artística envolve além da qualidade de patinar sobre a pista de gelo, como também a qualidade artística do atleta, com o julgamento de acrobacias e interpretação.
.
Patinação de velocidade
A patinação de velocidade é uma espécie de corrida sobre o gelo. Na competição, os atletas se enfrentam em um circuito e vence quem chega primeiro.
Patinação em velocidade de pista curta
Muito similar à patinação de velocidade, só que em circuitos menores e com revezamento de equipes.
Salto de esqui
O salto de esqui também é dos mais conhecidos nas Olimpíadas de Inverno. Nesse esporte, o atleta salta de uma rampa sobre um circuito de neve. Ganha quem saltar mais longe.
Skeleton
O Skeleton é um "primo" do Luge. A dinâmica é bem parecida. Só que o atleta desce deitado de bruços no trenó, o que torna o esporte ainda mais perigoso.
Snowboard
Aqui, é uma espécie de skate da neve. O atleta deve se equilibrar em uma prancha e fazer manobras pelas encostas.