O Palmeiras estreia no Mundial de Clubes nesta terça-feira (8), às 13h30. O adversário do alviverde será o Al Ahly, do Egito, que bateu o Monterrey, do México, por 1 x 0 nas quartas-de-final. Os egípcios vêm fortes para a decisão e são conhecidos o como "Real Madrid da África", saiba o porquê.
> MUNDIAL DE CLUBES: Palmeiras já foi campeão? Veja todos os times que levantaram a taça
> Palmeiras precisará se inspirar no Corinthians para dizer que tem Mundial; entenda
Ver essa foto no Instagram
A equipe africana conseguiu sua vaga no Mundial após ser campeã da Liga dos Campeões da CAF (África). O clube realiza a sua 7ª participação na competição, sendo o segundo clube que mais a disputou, atrás apenas do Auckland City, da Nova Zelândia, que disputou o Mundial em 10 oportunidades.
O Al Ahly é, disparadamente, a maior equipe do seu continente com 10 títulos da Liga dos Campeões, o que lhe rende a alcunha de "Real Madrid da África". As conquistas dos egípcios representam o dobro das de Zamalek, também do Egito, e Mazembe, da República Democrática do Congo, segundo maiores campeões com cinco conquistas cada.
Apesar disso, nunca chegou a uma final, tendo como melhor desempenho o terceiro lugar, em 2006 e 2020, este último após bater o próprio Palmeiras nos pênaltis.
- MUNDIAL DE CLUBES: Palmeiras já foi campeão? Veja todos os times que levantaram a taça
- PALMEIRAS NO MUNDIAL: Veja onde assistir ao vivo o Verdão e todos os jogos de hoje, terça-feira (8)
- PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL: saiba origem da provocação ao Verdão
- PALMEIRAS NO MUNDIAL: veja o valor que o clube vai receber na competição
- Palmeiras perde pro Al Ahly? Relembre fracassos de brasileiros na semifinal do Mundial de Clubes
- Qual canal vai passar o jogo do Palmeiras hoje? Qual o horário do jogo do Palmeiras no Mundial de Clubes? Confira
No campeonato local, das 73 edições realizadas desde 1949, foi campeão em 42 oportunidades, tendo conquistado mais da metades dos título do Campeonato Egípcio da história, sendo heptcampeão consecutivo em duas oportunidades.
Além disso, soma 37 Copas do Egito e 11 Supercopas. Foi eleito pela CAF (Confederação Africana de Futebol), como o "time africano do século". Alcunha que lhes rende mais de 8 milhões de seguidores no Instagram, mais que o dobro que o próprio Palmeiras.
No atual elenco, conta com alguns jogadores titulares seleção do Egito, vice-campeã da Copa Africana de Nações, que são os casos do goleiro El Shenawy, que se machucou durante a competição, os laterais Akram Tawfik e Ayman Ashraf, os meio-campistas Hamdi Fathi e Al Soleya e o atacante Mohamed Sherif.