O Chelsea estreia no Mundial de Clubes da Fifa nesta quarta-feira (9), às 13h30, contra o Al Hilal, da Arábia Saudita. O time londrino, tais como todos os outros concorrentes, buscará o título inédito da competição.
Campeão da Champions League em 2012, o Chelsea caiu na final do Mundial para o Corinthians e foi o último europeu a não conquistar o troféu. Pensando nisso, separamos os anos em que um time do velho continente chegou ao Mundial, mas não foi campeão.
O levantamento leva em consideração as competições entre 2000 e 2021, reconhecidas pela Fifa como o Mundial de Clubes. A Copa Intercontinental, vencida por São Paulo, Santos, Flamengo e Grêmio e outros sul-americanos é reconhecida pela Fifa como um competição mundial, mas não como o Mundial de Clubes.
Real Madrid e Manchester United (2000)
Em 2000, no primeiro Mundial de Clubes organizados pela Fifa e realizado no Brasil, o Real Madrid, campeão da Copa Intercontinental de 1998 e o Manchester United, campeão da Champions League 1998-99, disputaram a competição, mas acabaram caindo ainda na fase de grupos, que classificava apenas o primeiro lugar.
Corinthians e Vasco fizeram a final daquela edição, vencida, pelos paulistas.
Liverpool (2005)
Campeão da Champions League ao vencer o Milan nos pênaltis após estar perdendo por 3 x 0 e buscar o empate em 3 x 3, o Liverpool chegou à final para conquista o primeiro título mundial de sua história, já que havia perdido para o Flamengo em 1981 na Copa Intercontinental.
Mas, tal como havia sido contra o rubro-negro, caiu para um brasileiro, desta vez o São Paulo. Em partida brilhante de Rogério Ceni, o Liverpool, de Steven Gerrard, teve três gols anulados e parou no paredão tricolor em várias oportunidades.
Mineiro marcou o gol do título do São Paulo, que venceu por 1 x 0.
Barcelona (2006)
Antes mesmo de Guardiola e Messi entrarem pra história do clube catalão, Ronaldinho Gaúcho, Deco, Puyol, Xavi e Iniesta já marcaram o futebol como um dos principais esquadrões campeão da Champions League.
Tal como o Liverpool, buscava o título inédito, já havia perdido uma final para um brasileiro (São Paulo em 1992) e iria encarar outro time do país pentacampeão mundial.
Na final, no Japão, acabou derrotado por 1 x 0 em grande partida de Iarley e gol de Adriano Gabiru.
Chelsea (2012)
O próprio Chelsea é o último europeu a não vencer o Mundial de Clubes. Em 2012, era menos favorito do que em 2021 a vencer a Champions League, a primeira de sua história, mas mesmo assim venceu a competição após eliminar o Barcelona no Camp Nou e bater o Bayern, em Munique, na grande final.
Já sem Drogba, mas com Lampard, Fernando Torres, Cech, David Luiz e Hazard, os Blues pararam em uma partida brilhante de Cássio e acabou perdendo por 1 x 0 com gol de Paolo Guerrero.
Monterrey x Al Jazira: onde assistir à disputa de quinto lugar do Mundial de Clubes