O futebol de hoje conta com incontáveis adereços e adaptações dos uniformes utilizados pelos jogadores. Os craques Neymar, Messi e Gabigol possuem algo em comum além da habilidade e compartilham do mesmo capricho para entrar em campo.
Os três são exemplos de jogadores que cortam os meiões nos pés e vestem uma meia menor por baixo. A atitude, que busca melhorar a aderência pelo tecido da meia curta, pode resultar em punições.
O ato de cortar os meiões e aplicar uma meia menor por baixo é liberado pelas regras do futebol, contando que sejam da mesma cor. Os craques em questão, no entanto, utilizam cores distintas.
Outras regras descumpridas por jogadores
Dentro das diversas variações de uso dos uniformes, a distinção de cores também não é permitida em outros adereços.
Peças como camisa e short térmico, ataduras para caneleiras ou fitas para prevenção de lesões no corpo devem possuir a mesma cor que a predominância do uniforme vestido pelo jogador.
Punições nos casos
A comentarista de arbitragem dos canais Disney, Renata Suel advertiu que a insistência na utilização incorreta dos uniformes pode resultar até em punição com cartão amarelo.
“O árbitro primeiro deve advertir verbalmente o atleta pedindo para colocar o equipamento em ordem. Caso na primeira paralisação ou oportunidade o jogador não o fizer, aí sim será advertido com cartão amarelo", disse Renata.