Nesta quinta-feira (24), a tetracampeã mundial Itália viverá o seu momento mais decisivo, em se tratando de Copa do Mundo, desde a final contra a França em 2006. Caindo na primeira fase em 2010 e 2014 e ficando de fora em 2018, a Azzurra luta para evitar um vexame.
Às 16h45, horário de Brasília, a Itália recebe a Macedônia do Norte, em Palermo, pela "semifinal" da repescagem. Em jogo único, o vencedor avança para a "final" e enfrenta o vencedor de Portugal x Turquia. Quem perder está fora da Copa.
Para a partida, o técnico Roberto Mancini não contará com aquele que foi considerado a principal peça do forte elenco coletivo da Azzurra na Euro: Federico Chiesa.
O atacante da Juventus sofreu uma grave lesão, rompendo o ligamento cruzado do joelho esquerdo e ficando de fora por pelo menos seis meses, o que o tira não só da repescagem, como de toda a temporada.
Sem seu jogador mais habilidoso, a Itália corre riscos de um novo vexame.
Vexame este que era inimaginável quando a Itália foi campeã da Euro em 2021 e atingia 37 jogos e três anos de invencibilidade. Mas, nem mesmo todo o otimismo foi suficiente para evitar que os italianos perdessem o primeiro lugar do Grupo C das Eliminatórias para a Suíça, que garantiu a vaga direta.
Provável escalação
Sem Chiesa, Mancini deve mandar o seguinte time a campo:
Donnarumma; Florenzi, Mancini, Bastoni e Emerson; Barella, Jorginho e Verratti; Berardi, Immobile e Insigne.