A Copa do Mundo do Catar só começa em novembro, mas já tem grande seleção com futuro o pós-Copa já planejado e definido, ao menos no que diz respeito ao treinador.
Trata-se da Holanda, que anunciou, nesta quarta-feira (6), que Ronald Koeman estará de volta ao comando da Laranja Mecânica após o mundial do Catar e que comandará a equipe no ciclo da Euro 2024 e Copa 2026.
Koeman irá substituir o veterano Louis van Gaal, que cancelou a aposentadoria e assumiu a Holanda na reta final das Eliminatórias, após saída de Frank De Boer, e que será o treinador no Catar.
AROLDO COSTA RELEMBRE PERRENGUES NA COPA DO MUNDO
A saída de van Gaal após a Copa já estava definida desde antes da sua estreia e nada tem a ver com a luta contra um câncer de próstata que o treinador de 70 anos vem enfrentando.
Koeman chega sob desconfiança?
O retorno de Ronald Koeman vem sendo recebido com um misto de reações. O treinador não fez um bom trabalho no Barcelona e sofreu duras críticas à frente do clube catalão, que teve uma nítida melhora após os reforços da janela de meio de temporada sob o comando de Xavi.
Mas, na Holanda, Koeman foi muito bem. Enquanto comandou a seleção, chegou à final da Nations League superando Alemanha, França e Inglaterra e só parou na final para Portugal.
Além disso, classificou o país para a Euro 2020 com uma grande campanha que contou com goleada por 4 x 2 sobre os rivais alemães, na Alemanha, nas Eliminatórias.
Koeman tinha contrato com a Holanda até a Copa 2022, mas optou por deixar a seleção para aceitar o convite do Barcelona, clube em que é ídolo e autor do gol do primeiro título de Champions League da história. Ele sairia apenas após a Euro, mas o adiamento causado pela covid-19 antecipou sua saída.