O Náutico venceu o Altos-PI por 1x0, na noite desta segunda-feira (3), nos Aflitos, pela 11ª rodada da Série C do Brasileirão.
O único gol da partida foi marcado pelo atacante Berguinho, aos 36 minutos do primeiro tempo, de cabeça, após belo cruzamento de Paul Villero.
Com o resultado, os alvirrubros subiram três posições e agora ocupam o quarto lugar, com 18 pontos somados. A distância para o líder Amazonas, no entanto, ainda é grande, de seis pontos.
A vitória diante dos piauienses encerrou o jejum de três jogos do Timbu, que vinha de dois empates e uma derrota, consecutivamente.
Com o equilíbrio deste Campeonato Brasileiro, as oito vagas para o mata-mata da segunda fase estão se afunilando. Para se ter ideia, dos 12 times que estão fora do G4, metade deles tem condições de entrar no G8 já na rodada que vem.
O Timbu volta a campo daqui a exatamente uma semana, próxima segunda (10), quando visitará o Ypiranga-RS, em Erechim, no interior do Rio Grande do Sul.
Ao contrário da má impressão deixada na derrota para o líder Amazonas, na rodada passada, nesta noite, o Náutico fez um jogo de imposição contra o Altos.
Pelo segundo jogo seguido sem utilizar o esquema de três zagueiros, a equipe do técnico Fernando Marchiori se mostrou mais ofensiva, sem depender necessariamente das jogadas de bola parada de Souza.
Os alvirrubros buscou mais o gol que os visitantes, mas foram os piauienses que tiveram, até aquele momento, a chance mais clara. Em um lançamento longo que veio da defesa, o Altos trabalhou a bola na entrada da área até que Manoel ficou cara a cara com Vágner, mas mandou pra fora.
Quando as primeiras vaias começavam a se ensaiar, o alívio. Paul Villero, jogador mais insistente do time na etapa inicial, acertou um lindo passe pelo lado direito, na cabeça de Berguinho, que testou forte. Gol do Náutico e vantagem construída.
No segundo tempo, a partida ficou mais morna. Muita correria, mas menos chances claras de gol. Bryan, Elton e Jeam foram acionados, visando dar mais dinâmica ao setor ofensivo.
O Náutico teve mais controle da posse de bola e passou a arriscar chutes de fora da área. As chances de mais perigo, no entanto, vieram de cruzamentos, apostando no forte jogo aéreo de Jael.
Com o cair da chuva, que está frequente nas última semanas no Recife, o jogo se amarrou e restou ao Timbu segurar o resultado e fazer as pazes com a vitória, após três jogos de jejum: 1x0.
NÁUTICO: Vágner; Victor Ferraz, Denilson, Danilo Cardoso e Renan Siqueira; Jean Mangabeira, Souza (Elton) e Gabriel Santiago; Berguinho (Bryan), Paul Villero e Jael (Jeam). Técnico: Fernando Marchiori.
ALTOS-PI: Rafael; Marcelono, Peu, Elienton e Bessa; Manoel, Lelê (Ian), Vavá e Tibiri; Diegueinho (Micael) e Raul. Técnico: Luan Carlos.
COMPETIÇÃO: Série C do Brasileirão (11ª rodada)
LOCAL: Aflitos, em Recife-PE
GOLS: Berguinho, aos 36 min do 1°T
CARTÕES AMARELOS: Denilson (Náutico); Vinicius Paiva e Raul (Altos)
PÚBLICO: 5.169
RENDA: R$: 99.035,00
ÁRBITRAGEM: Adriano Barros Carneiro (CE); Jean Marcio dos Santos (RN) e Anderson da Silva Rodrigues (CE)