Buscando garantir vaga a primeira vaga na Série D de 2025, dada ao clube com a melhor posição ao fim da primeira fase, o Santa Cruz chegou com força máxima e venceu o Central no Lacerdão, em Caruaru, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano, porém o resultado não foi suficiente para alcançar a meta desejada. Ambos os clubes estão garantidos na próxima fase do estadual, e se reencontrarão no mata-mata do estadual.
Na 4ª posição da competição, o Santa Cruz possuía chances de confirmar uma vaga na quarta divisão do Brasileirão no próximo ano, precisava vencer seu duelo, combinado com uma derrota do Retrô na sua partida, o que não ocorreu. Agora o Tricolor Pernambucano irá encarar a Patativa valendo a vaga restante para jogar a Série D em 2025.
Como foi a partida
Mesmo a partida sendo crucial para mexer na tabela, o primeiro tempo não foi dos melhores, visto que não houveram muitas oportunidades de gols no duelo. O Santa Cruz que precisava do resultado não conseguiu furar a defesa do Central, finalizando a etapa inicial em 0 a 0.
Na etapa complementar o Central chegou melhor e foi para cima do Santa Cruz, porém a defesa tricolor estava bem postada, sem dar chances para o ataque alvinegro. Mas aquela história "quem não faz, leva", a Cobra foi para cima e aos 26 minutos do segundo tempo, Gilvan aproveitou o rebote, mandando a bola para dentro das redes. Placar aberto no Larcedão 1 a 0, Santa. A patativa se desespera e vai para cima, porém a defesa tricolor se defende bem, finalizando a partida com o placar. Vitória do Santa Cruz.
Com a vitória, o Santa Cruz terminou na 4ª posição da tabela e irá enfrentar o Central na próxima fase do estadual, jogo que acontecerá no Arruda no próximo sábado (02/03). O vencedor deste confronto vai jogar contra o Sport na semifinal, além de garantir vaga na Série D 2025.
Ficha Técnica
Central: Wadson Chapa; Edy (Luciano Grafite), Pedro Gustavo (Leandro Costa), Doni e Alan Pires; Wisney, Henrique (Jardel), Erivélton, Moacir e Murilo Rangel; Júnior Pirambu (Joelson). Técnico: Marcinho Guerreiro.
Santa Cruz: William; Wellisson, Paulo César, Rafael Pereira e Juan Tavares (João Victor Santos); Henrique Lordelo, Lucas Siqueira e Matheus Melo (Felipe Cardoso); Thiaguinho, João Pedro e Gilvan (Gabriel Cardoso). Técnico: Itamar Schülle.
Cartões amarelos
- Central: Henrique e Murilo Rangel.
- Santa Cruz: Matheus Melo, Henrique Lordelo e Gabriel Cardoso.