As partidas entre Santa Cruz e Sport, pela semifinal do Campeonato Pernambucano 2024, terão torcida única. A medida foi um pedido da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE), que foi aceita pelos dois clubes envolvidos.
O acordo será chancelado nesta terça-feira (5). Segundo apuração da reportagem do Sistema Jornal do Commercio, os presidente de Santa Cruz e Sport aceitaram o pedido sem resistência, por entenderem que a medida é uma forma encontrada para tentar evitar novos incidentes de violência.
Além disso, cada clube contará com o apoio de sua respectiva torcida em um dos jogos, o que não configuraria desvantagem para ambos.
Mais cedo, Evandro de Carvalho confirmou que o acerto estaria em deliberação, tanto para o Clássico das Multidões, quanto para as partidas entre Náutico e Retrô. "Estou analisando, avaliando e pretendo deliberar sobre isso na terça-feira (5)", afirmou o mandatário, que voltou a reforçar que é a favor da torcida única, citando a cidade de São Paulo como exemplo.
"Eu, particularmente, sou favorável a torcida única. Não é de hoje. Depois que eu vi os resultados de São Paulo, que adota isso há sete anos, e reduziu as ocorrências policias, na cidade, em 73%, eu me convenci a torcida única é uma solução imediata", explicou o presidente.
Histórico
No primeiro clássico dos multidões do ano, na Arena de Pernambuco, vencido pelo Sport por 2x1, houve registros de confrontos entre as torcidas rubro-negra e do Santa Cruz.
Um dos episódios aconteceu na PE-15, em Paulista. Outros duelos aconteceram no Ibura, Zona Oeste do Recife.
Após o acontecimento, o presidente da FPF chegou a determinar torcida única em todos clássicos do Pernambucano, o que foi derrubado Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE), que concedeu liminar favorável ao pedido dos três clubes da capital.
Recentemente, em um jogo válido pela Copa do Nordeste, uma torcida organizada do Sport atacou o ônibus da delegação do Fortaleza, deixando vários jogadores com ferimentos graves.
O ocorrido, inclusive, fez Evandro de Carvalho afirmar que iria pedir torcida única em todo território nacional na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Torcida do Sport punida apenas em competições da CBF
Após o ataque ao ônibus do Fortaleza, o Sport foi punido e não pode contar com o apoio da sua torcida como mandante e visitante. No entanto, a punição é válida apenas para competições organizadas pela CBF.
Como o Pernambucano é organizado pela própria FPF, o Leão poderá contar com torcida em suas dependências e nas arquibancadas de outros estádios pernambucanos.