Por meio de nota, o Ministério do Esporte se manifestou sobre as cenas de violência na partida entre Náutico e Sport, na final do Pernambucano, no último sábado (30), nos Aflitos. Na ocasião, alguns torcedores precisaram ser atendidos após briga entre torcedores e a polícia nas arquibancadas. Além disso, um mesmo torcedor invadiu duas vezes o campo, sendo detido pela polícia.
Na nota, o Ministério não só lamenta como se compromete a promover reuniões de discussões sobre a violência nos estádios brasileiros.
Confira a nota do Ministério dos Esportes
O Ministério do Esporte repudia veementemente os episódios de violência ocorridos durante a partida entre Náutico e Sport, válida pelo Campeonato Pernambuco, em Recife.
É crucial investigar e responsabilizar os envolvidos nesse episódio. A segurança dos torcedores e a integridade dos eventos esportivos devem ser prioridades absolutas.
Este é um tema prioritário para o Ministério do Esporte. Entre nossas ações está o termo de cooperação técnica, firmado junto com ao Ministério da Justiça e CBF, em prol do Programa Estádio Seguro.
O ministro André Fufuca anunciou para os próximos dias reuniões com os clubes e federações para discutir medidas que promovam a segurança nos estádios.
Ministério do Esporte
Relembre outros casos de violência em Pernambuco
O caso de sábado foi apenas mais um da série de cenas lamentáveis que tivemos em Pernambuco só em 2024. Como destaque negativo, tivemos o atentado ao ônibus do Fortaleza, promovido por uma organizada do Sport. O Leão chegou a ser punido com 8 jogos sem torcida, mas conseguiu o efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Além disso, tivemos série de brigas em clássicos no estado. Todas marcando negativamente o futebol local.