O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) indeferiu, nesta sexta-feira (5), o pedido da Federação Cearense para que o jogo entre Sport x Ceará fosse realizado de portões fechados. A decisão foi tomada pelo relator Felipe Bevilacqua, que sustentou o indeferimento dado pelo procurador-geral Ronaldo Piacente.
A partida acontece no próximo dia 10 de abril (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), em jogo único e válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste, com transmissão da TV Jornal/SBT.
"Todas as autoridades responsáveis pela segurança pública e as entidades responsáveis pela organização dentro do Estádio foram categóricas quanto à garantia da segurança de todos envolvidos, inclusive no trajeto da equipe visitante", disse o relator do STJD, no despacho.
"Fato que foge do espectro de competência da Justiça Desportiva, neste particular, e pelo qual deve ela se submeter. Pelo exposto, mantenho a decisão tal como lançada", completou.
Apesar do ruído de comunicação, os órgãos responsáveis do Estado de Pernambuco, inclusive a governadora Raquel Lyra, garantiram a segurança para a partida entre Sport x Ceará pela Copa do Nordeste.
A Federação Cearense, e até o próprio Ceará, alegaram que não existia segurança para a delegação cearense após o episódio do ataque ao ônibus do Fortaleza.
Um dia antes da decisão contra o Ceará, o Sport será julgado no Pleno do STJD pelo incidente com a delegação do Fortaleza.
Punido inicialmente com oito jogos de portões fechados, e sem torcida até mesmo como visitante nesse período, o Leão conseguiu um efeito suspensivo para voltar a receber a torcida até o julgamento do recurso. Se continuar com a punição, o Sport não voltará a cumprir a pena diante do Ceará.
Vale ressaltar que o STJD concedeu o efeito suspensivo ao time rubro-negro com a condição de que a torcida uniformizada envolvida no "Caso Fortaleza" fosse proibida de entrar no estádio e o setor que ela ficava fosse fechado. Nem mesmo materiais em alusão foram permitidos.
Nesta sexta-feira (5), o Sport começou a vender os ingressos para o jogo contra o Ceará. No primeiro dia de vendas, apenas para os sócios.
A partir deste sábado, começa a comercialização para o público geral. Mediante disponibilidade, os bilhetes estarão sendo vendidos na Ilha do Retiro apenas na quarta-feira, dia do jogo.