Nelso Piquet passou a ser um dos assuntos mais comentados deste começo de semana após repercussão de fala racista contra o piloto inglês Lewis Hamilton, heptacampeão de Fórmula 1. O brasileiro concedeu entrevista em julho de 2021 e usou uma palavra considera racista. A fala gerou uma chuva de críticas nas redes sociais.
O próprio Hamilton quebrou o silêncio e se manifestou nas redes sociais, repudiando completamente a fala de Piquet.
Qual o termo racista usado por Nelson Piquet contra Lewis Hamilton?
Na entrevista, Nelson Piquet usa o termo "neguinho" para se referir a Hamilton. Ele analisava uma ultrapassagem de Verstappen, que namora a filha dele - Kelly Piquet, sobre Hamilton, no GP da Inglaterra, no ano passado.
"O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem", disse.
- CALENDÁRIO FÓRMULA 1 2022: Tem corrida de Fórmula 1 neste final de semana? Veja as datas das próximas corridas
- FÓRMULA 1: Saiba quem é o piloto renegado da Red Bull que assinou novo contrato com a equipe
- FÓRMULA 1: revelada a data de novidade para a temporada de 2022
- Nelson Piquet chama Lewis Hamilton de 'neguinho', fala viraliza e recebe chuva de críticas na web
''O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu'', disse Piquet em entrevista ao ''Motorsports.com''.
Vale ressaltar que na atual temporada, Max Verstappen lidera o campeonato com 175 pontos. Já Lewis Hamilton está apenas na sexta posição, com 77 pontos.
FIA E MERCEDES TAMBÉM REBATEM PIQUET
Nesta terça-feira, Mercedes, equipe de Hamilton, e a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, também criticaram Piquet e o uso de termos racistas contra Hamilton.
Leia nota da Mercedes na íntegra
"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito.
Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1.
Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas.
Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor".
Leia a nota da FIA na íntegra
"A FIA condena fortemente qualquer expressão racista ou discriminatória, que não tem lugar no esporte ou na sociedade. Prestamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e nosso apoio ao seu compromisso pela igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor".