A Fórmula 1 foi pega de surpresa nesta quinta-feira (1) com a informação da Sky Sports de que Lewis Hamilton poderia ir para a Ferrari em 2025. A notícia ainda não é oficial por parte de Mercedes, mas os rumores são bem fortes e tudo indica que isso deve mesmo ocorrer. Assim sendo, a equipe alemã tem uma séria questão a resolver: Quem vai substituir Lewis Hamilton? A resposta permite várias possibilidades, de mais arriscadas a menos prováveis.
Substitutos naturais: Carlos Sainz e Pérez
Os substitutos naturais que aparecem em mente logo de cara são Carlos Sainz e Sergio Pérez. No caso do espanhol, seria uma simples troca. Sainz vai para a Mercedes e Hamilton para a Ferrari. Lembrando que Sainz tem contrato até o fim deste ano, assim como Hamilton. Logo, não custaria tanto para a Mercedes. Com o adendo de que a equipe de Toto Wolf não teria que pagar um salário tão alto já que Sainz ganha metade do que Hamilton.
A opção por Pérez parece ser menos provável visto que ele é um piloto mais velho e sempre foi segundo piloto. Supondo que a Mercedes quer alguém para uma disputa aberta com George Russel, Sainz parece uma aposta mais provável para o futuro. Contudo, Pérez tem algo que Sainz talvez ainda não tenha: a vivência de pressão por resultados imediatos. Pérez corre pela Red Bull e vive constantemente pressionado por ninguém mais do que Max Verstappen. Logo, poderia ser alguém para chegar, sentar no cockpit e não sentir o peso de dirigir pela segunda maior equipe no momento.
Aposta em pilotos das equipes intermediárias
Essa possibilidade parece ser remota à primeira vista, mas pode ser uma solução caso Sainz não feche. Nesse caso, os franceses da Alpine aparecem bem cotados. Tanto Esteban Ocon como Pierre Gasly são pilotos com potenciais de se desenvolverem em uma grande equipe. Ambos possuem resultados razoáveis com a Alpine e possuem já certa experiência na Fórmula 1. A questão é se aguentariam a pressão de serem o substituto de Hamilton.
Gastar dinheiro para tirar alguém da McLaren
Essa chance parece ser muito difícil. A Mercedes poderia investir pesado e tirar Lando Norris ou Oscar Piastri da McLaren. Tomando que as equipes precisam respeitar o teto de gastos, é pouco provável que isso aconteça já que tanto Norris como Piastri estão satisfeitos com o desempenho recente da McLaren e custariam uma fortuna para a Mercedes na hora de quebrar o contrato com os britânicos.
Um novato ou mesmo Mick Schumacher
Essa é outra possibilidade remota. Tomando que a Mercedes está pressionada para voltar a ganhar títulos, é pouco provável que vá substituir o seu maior campeão por um novato. A não ser que seja uma estrela em potencial como foi Max Verstappen. Não parece ser o caso no momento. Outro nome que poderia pintar seria Mick Schumacher, que é piloto de testes da Mercedes. Mas ele também não possui a bagagem de um campeão, apesar do peso do sobrenome do pai.