O uso obrigatório de máscaras de proteção contra a covid-19 em locais fechados passa a ser facultativo em Nova York, nos Estados Unidos. A medida foi anunciada pela governadora Kathy Hochul, nessa quarta-feira (9).
Leia Mais: Suécia flexibiliza restrições contra a covid-19; veja o que muda para o turista
Ainda segundo o governo, o item ainda é de uso obrigatório em abrigos, hospitais, clínicas e escolas.
“Com casos e hospitalizações em queda, nos sentimos à vontade para suspender as restrições [...] Esta luta não acabou, não vamos nos render. Esse não é o fim”, disse Hochul em um pronunciamento na sede do governo estadual. "Mas, novamente, as tendências são muito, muito positivas”, concluiu.
Veja o que muda:
Com as novas medidas, fica a critério dos próprios estabelecimentos comerciais a decisão sobre o uso ou não do item para os frequentadores.
A medida que obrigava o uso de máscaras ao ar livre e em lugares públicos caduca nesta quinta-feira (10) e não será renovada.
Assim, turistas que visitam a cidade podem aproveitar equipamentos públicos, shoppings, lojas, restaurantes e demais estabelecimentos, sem a máscara, caso seja permitido.
Covid-19
Segundo a agência de notícias Associated Press, na segunda-feira (7) de 5 mil pessoas foram internadas por complicações da covid-19 em todo o estado de Nova York.
O número é o dobro do que registrado no fim de 2021, mas apresenta melhora em relação a janeiro deste ano. No primeiro mês de 2020, o pico chegou a 12,7 mil pacientes internados em apenas um dia.
*Com informações do G1