A Ucrânia prometeu, neste domingo (13), manter seu espaço aéreo aberto para viagens internacionais, apesar das advertências americanas de que tropas russas, em manobras perto da fronteira, podem invadir seu território a qualquer momento.
"O espaço aéreo ucraniano permanece aberto, e o Estado está trabalhando para prevenir os riscos para as companhias aéreas", disse o Ministério da Infraestrutura em um comunicado divulgado no Facebook.
"O fechamento do espaço aéreo é um direito soberano da Ucrânia e nenhuma decisão foi tomada nesse sentido", acrescentou.
Crise na Ucrânia
Os Estados Unidos reiteraram nesse domingo (13) que a Rússia pode invadir a Ucrânia "a qualquer momento".
A crise se dá após o fracasso dos últimos esforços diplomáticos, uma situação "crítica" que a Alemanha quer melhorar com as visitas de seu chefe de governo a Kiev e Moscou.
O contexto continua extremamente tenso, com mais de 100.000 soldados russos destacados na fronteira ucraniana e em meio a manobras militares no Mar Negro e em Belarus.
Washington insistiu novamente no domingo que os russos poderiam atacar a Ucrânia "a qualquer momento", disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, à Fox.