06
ago

WOD, LPO, AMRAP? Fique por dentro das siglas do Crossfit

06 / ago
Publicado por Luana Ponsoni às 17:49

Apesar de acumular número considerável de adeptos em Pernambuco, o Crossfit ainda tem nomenclaturas que soam estranho a quem não está envolvido nessa rotina de treinamento. Pensando em dar aquela “forcinha” aos que pensam em começar na modalidade, o Blog Vida Fit conversou com o coach Fernando Fontelles, do Vikings Crossfit. De forma bem didática, ele explicou o que significam termos como WOD, LPO e AMRAP.

TRADUÇÕES

Foto: Instagram/Fernando Fontelles

Box – A palavra significa “caixa” em inglês e é o nome que se dá para as academias de crossfit, local de treino do esporte.

WOD – A sigla é do inglês “workout of the day”, que significa treino do dia. É a tarefa selecionada pelo coach ou treinador para ser realizada no maior número de repetições ou no melhor tempo possível.

AMRAP (As Many Reps As Possible) – É referente a quantos rounds ou repetições possíveis de uma sequência no tempo determinado do WOD.

Warm Up – Significa o aquecimento ou início de uma aula de crossfit. Serve para aquecer a musculatura e movimentar as articulações envolvidas no WOD do dia.

EMOM (Every Minute On the Minute) – Nada mais é do que executar uma sequência de exercícios dentro do minuto e descansar no restante do tempo.

Burpee – É o salto com flexão no chão. Inicia-se de pé, faz o agachamento com os braços esticados à frente, seguido de uma extensão de pernas até à posição de prancha. Depois, faz uma flexão de braços, retorna para o agachamento e depois à posição de pé, com os braços em extensão.

Rounds For Time (RFT) – Significa fazer um determinado número de rounds ou séries no menor tempo possível.

Foto: Instagram/Fernando Fontelles

LPO – É o levantamento de peso olímpico, uma das modalidades esportivas presentes no crossfit e que também faz parte do quadro olímpico.

 

Foto: Instagram/Vikings CrossFit

Kettlebell – É um equipamento utilizado para exercícios musculares e que está presente no crossfit em vários exercícios. Trata-se de uma bola de ferro fundido com uma alça.

No Rep– É a repetição não válida, quando o atleta não executa de forma completa ou correta o movimento determinado.


Veja também