01
out

Crossfit como forma de promoção da saúde para os idosos

01 / out
Publicado por Luana Ponsoni às 14:49

O treino de crossfit para para idosos respeita as limitações apresentadas por meio das adaptações. Foto: Divulgação

Apesar de muita gente achar o contrário, o crossfit é uma atividade que pode, sim, trazer muitos benefícios aos idosos. A prática auxilia no desenvolvimento da funcionalidade, trabalhando flexibilidade, equilíbrio e capacidade cardiorrespiratória. Através desse treinamento, pessoas com mais de 60 anos podem obter maior competência funcional e autoestima.  No Dia Mundial do Idoso, celebrado nesta terça-feira (1), o método surge como mais uma possibilidade para promover qualidade de vida a esse público.

Os movimentos praticados são basicamente os mesmos para todos os alunos, com recomendações apenas quanto à intensidade dos exercícios. Os idosos devem utilizar menos peso, fazer um número menor de repetições e ter uma pausa maior para o descanso entre cada execução.

“Na realidade, a prescrição de um treino de crossfit é adaptada, se necessário, independentemente da idade do indivíduo, respeitando sempre as limitações físicas de cada um para que exista o melhor aproveitamento sem risco de lesões”

José Marcelino Azevedo, coach da Army Crossfit.

“A idade avançada já traz suas limitações de condições físicas e performance, o que nos traz a importância de adaptarmos sempre algumas variáveis de volume e intensidade dos treinamentos, assim como alguns movimentos também”, completou.

Jeremias Monteiro, de 81 anos,  incorporou os exercícios do crossfit seu dia a dia e relata ganhos na disposição e qualidade de vida . “Conheci a modalidade através do meu neto. Hoje, eu tenho maior disposição, mobilidade e mais energia. É uma atividade muito completa, que nos dá uma condição diferenciada em relação às pessoas na mesma faixa etária”, disse.


Veja também