14
dez

Saiba como manter os cabelos bonitos mesmo com o suor dos treino diários

14 / dez
Publicado por Luana Ponsoni às 7:31

Nem sempre lavar os cabelos após os treinos é a melhor opção para evitar o dono causado pelo suor. Foto: Divulgação

Suar é uma condição tão natural para quem treina diariamente quanto qualquer outra atividade do dia a dia. Mas, apesar de só trazer benefícios de toda ordem, sejam estéticos e para as saúdes física e mental, o hábito de se exercitar rotineiramente acaba sendo algo inconveniente para os cabelos. Composto por água, sais minerais e sódio, o acaba danificando os fios, deixando-os quebradiços e oleosos.

 Como parar de treinar não pode ser uma opção, o caminho mais válido é aprender a cuidar dos cabelos, mantendo os fios hidratados e saudáveis. Segundo a dermatologista Patrícia Guimarães, da clínica Real Derma, alguns cuidados pontuais podem fazer toda a diferença. É importante prender a fibra capilar de forma a minimizar o contato com o suor, mas sem puxá-las muito.

A dermatologista também orienta experimentar uma trança de raiz ou coque, e evitar os elásticos sintéticos ou com metal, uma boa opção são aqueles feitos de meia-calça.

“Para quem possui franja, a dica é usar faixas que diminuam o contato dos fios com a pele. Já para prevenir o ressecamento, a dica é aplicar um óleo vegetal (como o de argan, por exemplo) no cabelo antes do treino, deixá-lo agir e só retirar depois, no banho. Também vale uma máscara de hidratação, um leave-in ou o óleo de coco”

Patrícia Guimarães, dermatologista da clínica Real Derma

O suor também faz com que muita gente corra para banho logo após o exercício. Isso porque o pH ácido agride a cutícula do fio, provocando o temido ressecamento. O hábito, no entanto, pode não ser o melhor para a saúde capilar, isso varia de acordo com o organismo de cada um. Segundo Patrícia Guimarães, pessoas que têm o couro cabeludo muito oleoso contam com glândulas sebáceas ligadas aos fios, que produzem óleo em maior escala, portanto, lavar diariamente está liberado. No entanto, no caso de cabelos crespos e cacheados, ficar longe da água pode ser o melhor,  pois estes tipos de cabelos tendem a ficar mais porosos, causando danos na cutícula, responsável por deixar os fios mais resistentes.

DICAS DA DERMATOLOGISTA

Analise o seu cabelo e identifique o que é melhor para você. Xampus a seco podem funcionar como ótimos aliados. Os produtos têm a função de absorver a oleosidade do cabelo e o suor, funcionando como uma esponja. Só não abuse do produto, passe umas duas vezes e depois lave, para não deixar muita química nos fios. Além de todos esses cuidados, é importante apostar na hidratação a cada 15 dias, principalmente os cabelos que têm química. Uma alternativa com bastante adesão é o cronograma capilar, uma espécie de agenda que inclui 4 passos: limpeza, hidratação, nutrição e reconstrução, tratamentos que devem ser feitos em dias específicos da semana para repor os nutrientes certos aos fios.


Veja também