26
jan

Calendário de corridas de rua para motivar atletas

26 / jan
Publicado por Gabriela Máxima às 9:09

Corrida das Pontes será realizada no dia 29 de março. Foto: Antônio Lima/Divulgação

Colocou como meta para 2020 iniciar uma modalidade esportiva? O mês de janeiro já está acabando, mas nunca é tarde para começar a mudança de hábitos. Não deixa para depois do Carnaval, por exemplo, a transformação que você pode começar ainda hoje. Uma boa alternativa para quem busca ajuda por meio dos esportes é a corrida de rua. A modalidade é uma das mais populares no Brasil e vem ganhando bastante força em Pernambuco – estado que é consolidado como polo de atletismo há anos. Não à toa, o número de provas aumenta substancialmente a cada temporada. O calendário estadual já conta 114 eventos agendados até dezembro – lembrando que a programação não está fechada e outras provas devem entrar no circuito.

 

A corrida é um esporte democrático e simples de ser praticado. É possível ganhar as ruas com um par de tênis, roupa confortável e uma dose extra de vontade. O profissional de educação física Inaldo Alves, no entanto, destaca que cuidados são necessários especialmente para os iniciantes. “Qualquer pessoa pode começar a correr desde que ela esteja com todos os exames em dia e com as taxas regularizadas. Lembrando que é importante também ter um acompanhamento profissional para adequar volume e intensidade nos treinos”, comentou o treinador, que completou. “O profissional especializado vai saber o momento certo para começar a correr. Por isso muita gente concilia corrida com caminhada no início. Isso reduz o risco de lesão e a desistência da prática por não alcançar as metas”, disse.

CONFIRA ALGUMAS PROVAS DO PRIMEIRO SEMESTRE

26/01 – Cicorre – Boa Viagem
16/02 – Cicorre – Torre Malakoff
15/03 – 10ª Maratona das Praias
29/03 – 17ª Corrida das Pontes
05/04 – Circuito Banco do Brasil
26/04 – Circuito das Estações – Outono
01/05 – 6ª Corrida Sesi do Dia do Trabalhador
03/05 – 1ª Meia Maratona dos Fortes
17/05 – Porto 21k Trail Run
30/05 – 2ª Corrida Show DuraMais+
07/06 – 2ª Meia Maratona FPS
07/06 – 4ª Corrida dos Guararapes

>> Blog sorteia kit para a 17ª edição da Corrida das Pontes do Recife 

>> Corredor chuta cachorrinho durante prova e perde principal patrocinador

>> Os piores erros de quem faz musculação e não consegue hipertrofia 

>> Janeiro Branco: atividade física e os benefícios para a saúde mental 

E para permanecer motivado no esporte? Especialistas apontam estratégias para manter a constância: estabelecer metas e treinar em grupo. A evolução no esporte é gradual e os profissionais de educação física lembram que é importante não pular etapas. O treinador Ismael Marques esclareceu a questão. “O atleta precisa ter condições fisiológicas ideias como fortalecimento muscular e capacidade cardiorrespiratória. O corpo precisa estar bem adaptado para suportar grandes volumes. Então o atleta tem que passar por provas de 5km, 10km, 21km até chegar aos 42km”, argumentou.

Inclusive, há um crescimento expressivo no número de corredores de longa distância no País. De acordo com informações divulgadas pela revista Contra-Relógio em 2018, estima-se que cerca de 600 mil atletas amadores participaram de pelo menos uma prova de rua naquela temporada. Estima-se também que o número de maratonistas em eventos nacionais gire em torno de 30 mil.

A corrida de rua de fato é encarado como um estilo de vida e vem chamando a atenção de milhares de pessoas. Afinal, o esporte proporciona benefícios para saúde e bem-estar. O treinamento em grupo também é um atrativo para iniciantes e veteranos. Na corrida, um puxa o outro. No pós-treino, a resenha reserva bons momentos de confraternização.


Veja também