A TV Globo confirmou o primeiro caso de coronavírus entre seus funcionários. A informação foi publicada na noite dessa segunda-feira (16) pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Segundo a jornalista, a notícia teria sido divulgada em comunicado interno da empresa. O paciente trabalha na Telecine, em São Paulo.
O texto que circula na emissora diz que a Globo acompanha de perto o caso e que as medidas necessárias já foram tomadas. "Para seguirmos reforçando a nossa relação de transparência, novos casos serão sempre divulgados para todos os colaboradores", fala.
>> Coronavírus muda rotina da TV aberta
>> Tiago Leifert avisa aos participantes do BBB20 sobre pandemia do coronavírus
>> Notícia de que Cuba desenvolveu vacina contra novo coronavírus é falsa
>> Por conta do coronavírus, MEC libera ensino a distância por 30 dias
O informe comunica, também, que todos os treinamentos presenciais, viagens nacionais e internacionais foram cancelados, "com exceção dos compromissos imprescindíveis que devem ser aprovados pelo diretor da área".
A recomendação aos colaboradores que voltam de viagens ao exterior ou que convivam com pessoas que estiveram fora do país é de ficar em casa por 14 dias, "independentemente de apresentarem sintomas ou não".
Os casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 nesta segunda-feira (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Nesse domingo (15), o balanço registrou 200 pessoas infectadas.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.