Neste sábado (18), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, postou em seu Twitter que 'vai ter Enem'. A mensagem é contrária a determinação da Justiça Federal de São Paulo, que determinou que a prova fosse suspensa em razão da pandemia do coronavírus.
>> Realização do Enem em 2020 está garantida, diz ministro
>> Amazonas tem colapso por coronavírus e vai usar contêiner frigorífico como necrotério
>> Inep vai garantir isenção do Enem a quem perdeu prazo
A mensagem foi publicada no Twitter do governista. Começando com a frase 'o Brasil não pode parar', Weintraub relata que mais de 3.200 brasileiros solicitaram isenção na taxa do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. "70% fez o pedido pelo celular (smartphone). Mais de 2.100.000 dos pedidos já foram analisados e concedidos! VAI TER ENEM!", completa.
A postagem foi feita um dia após a confirmação da decisão que impõe o adiamento da prova em razão da pandemia do coronavírus. A primeira etapa, digital, estava agendada para os dias 11 e 18 de outubro, e a aplicação de provas físicas para 1 e 8 de novembro. Se a decisão for cumprida, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação, terá que anunciar novas datas.
Nessa sexta-feira (17), o ministro prorrogou por mais 30 dias a substituição das aulas presenciais por digitais para estudantes de instituições de educação superior. As aulas digitais continuam enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O ato foi publicado no Diário Oficial da União por meio de Portaria.
>> Ministério da Educação prorroga volta das aulas presenciais por mais 30 dias
De acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado nessa sexta-feira (18), o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil chegou a 33.682. Os óbitos chegam a 2.141.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.