O Caixa Tem, aplicativo da Caixa Econômica Federal, que permite usar o auxílio e o FGTS emergencial vem apresentando falhas desde a semana passada. O erro permanece segunda-feira (6) e alguns usuários não conseguem pagar boletos e nem fazer consultas.
> Pernambuco confirma mais 513 casos de coronavírus e 20 mortes por covid-19
> Com previsão de 250 exames por dia, posto de testagem para coronavírus chega ao Ceasa, no Recife
> Testes com a vacina contra novo coronavírus em São Paulo têm início a partir do dia 20, diz Doria
> Auxílio Emergencial: Confira como comprar e pagar contas no Caixa Tem
Esse é o caso da comerciante Lígia Rodrigues que não tem acesso ao aplicativo para movimentação do dinheiro desde o final de junho, quando a 3º parcela do auxílio emergencial foi liberada. Ela já chegou a passar horas em uma sala de espera virtual, porém não teve êxito para solucionar o problema.
"Entro no aplicativo e aparece a mensagem que preciso esperar de uma a duas horas na fila virtual. Quando espero esse tempo, recebo a informação que tenho que esperar novamente. Isso acontece o dia inteiro. Dessa forma não consigo acessar ou ter uma informação correta sobre isso", relata.
Devido a pandemia do novo coronavírus, Lígia fechou o comércio que tinha na Feirinha de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Diante disso, o benefício tem sido a única fonte de renda da sua família. Com as instabilidades, ela não consegue acessar o Caixa Tem e nem pagar as contas.
"As contas não esperam, tenho que pagar água, luz e telefone e não consigo, pois não tenho acesso ao código online que eles liberam", completa.
No site DownDetector, que identifica falhas tecnologias, os usuários também reclamam das instabilidades do aplicativo. Não conseguir pagar contas e a longa espera na fila virtual são as principais reclamações.
No Twitter, os usuários compartilharam fotos que mostram as mensagens apresentadas pelo aplicativo. "Tente novamente mais tarde" e "Serviço disponível de Segundo a Sexta, das 7h às 21h" são algumas delas.
Em nota, a Caixa esclareceu que, devido ao alto volume de acessos, o aplicativo pode apresentar intermitência momentânea em alguns serviços. A orientação nesses casos é tentar o acesso em outro momento. O órgão ainda afirmou que mesmo com todas as instabilidades, há usuários que conseguem realizar suas atividades no Caixa Tem. "Clientes e beneficiários estão conseguindo concluir as operações, apesar das intermitências. Até este sábado (4), foram efetivados com sucesso 17,4 milhões de pagamentos de boletos".