Centro de Higienização da Uber para motoristas e entregadores chegará ao Recife

Além do Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro receberão os centros
Carolina Fonsêca
Publicado em 08/07/2020 às 19:46
Um projeto piloto do Centro de Higienização foi instalado em São Paulo, em junho. Foto: GUSTAVO SILVA MENASCE/UBER/DIVULGAÇÃO


A Uber lançará, a partir da próxima semana, Centros de Higienização para motoristas e entregadores parceiros em nove capitais. Além do Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro receberão os centros. No local, os parceiros da Uber poderão fazer limpeza dos veículos e das mochilas utilizadas para entregas, utilizando um material que é aplicado também na limpeza de UTIs e ainda retirar kits com itens de proteção e higiene, como máscaras, álcool em gel e desinfetante, além de instalarem divisórias feitas com PET para a proteção adicional nos carros. 

>> Motoristas protestam por reabertura da sede da Uber no Recife

>> A crise da Uber e as novas regras de utilização do serviço na pandemia

De acordo com a Uber, o formato piloto do Centro de Higienização, instalado em São Paulo, no início da pandemia, teve um retorno positivo. Os demais centros terão modelos semelhantes ao adotado no projeto piloto. Os parceiros devem escolher os serviços que querem e o horário para realizá-los. Para evitar filas e aglomerações, todos os serviços precisam de agendamento prévio, que poderá ser feito pelo site t.uber.com/centrodehigienizacao. Todas as novas unidades entrarão em operação ao longo das próximas semanas, em datas ainda a serem confirmadas.

"Desde o início da pandemia já estávamos oferecendo reembolso para itens de higiene e limpeza, que podiam ser comprados em qualquer lugar, como uma forma de fazer esses recursos chegarem de forma mais rápida para motoristas e entregadores parceiros de qualquer lugar do Brasil", afirmou a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods. "Mas o piloto do Centro de Higienização realizado em São Paulo, onde já tivemos mais de 10 mil parceiros atendidos e um retorno muito positivo sobre o valor da iniciativa, mostrou que essas medidas adicionais trazem ainda mais tranquilidade para todos aqueles que usam o aplicativo da Uber à medida em que todos nos preparamos para o novo normal", completou. 

A solução utilizada na limpeza, adotada em limpezas hospitalares e de UTIs, é composta de quaternário de amônia e peróxido de hidrogênio (Peroxy 4D), certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de uma névoa que adere a todas as superfícies internas do carro e do equipamento de entrega. Para veículos, o processo dura 10 minutos. Para equipamentos de entrega, menos de 3 minutos. A solução não é tóxica e não tem cheiro.

Kits de cuidados pessoais

Para contribuir com a manutenção da limpeza feita, os motoristas e entregadores parceiros também podem optar por retirar gratuitamente no próprio centro, todo mês, um kit com máscaras reutilizáveis produzida pela ONG Orientavida, álcool em gel e desinfetante à base de amônia para limpeza do veículo (recomendado pelo fornecedor também para prolongar o efeito da desinfecção). O kit é uma alternativa ao reembolso para compra de itens de higiene que já vem sendo oferecido pela empresa desde o início da pandemia.

A ONG Orientavida, localizada no Vale do Paraíba, utiliza somente mulheres na confecção das máscaras reutilizáveis e está ajudando pessoas que perderam sua fonte de receita durante a pandemia a gerar renda com a produção das máscaras. Desde março, as 150 mulheres assistidas pela ONG já produziram 100 mil máscaras para diversas empresas, entre elas a Uber, que já adquiriu 60 mil peças, destinadas à distribuição para seus parceiros - motoristas e entregadores.

Quanto a aquisição e instalação de divisórias de proteção de PET dentro dos veículo, a Uber ressalta que esse mecanismo previne o contato físico. A divisória é cristalina, não atrapalha a visão do parceiro no retrovisor. É uma camada adicional de proteção que será oferecida gratuitamente aos motoristas parceiros que estão na categoria Diamante do programa de fidelidade Uber Pro e com desconto para as demais categorias. A empresa lembrou ainda que recomenda que os usuários não sejam transportados no banco da frente.

TAGS
brasil uber pandemia coronavírus covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory