Depois de um levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicar que houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos durante a quarentena, a Febraban afirmou, nesta sexta-feira (13), que as instituições financeiras estão comprometidas a adotar um conjunto de ações para proteger os clientes idosos em 2021. Além disso, o órgão e a Polícia Federal (PF) deram orientações para evitar que as pessoas sejam vítimas dos crimes.
Entre os golpes aplicados mais comuns está as ligações feitas para as casas dos clientes, em que o estelionatário se diz funcionário do banco e pede para a pessoa confirmar algumas informações, como dados pessoais e senhas. Esse golpe, conhecido como do "falso motoboy" teve aumento de 65% durante o período de isolamento social.
"Eles ligam para a casa da pessoa e dizem que o cartão teve um problema, que alguém tentou utilizar e que o cartão foi bloqueado. Após disso, eles pedem para que a pessoa passe a senha e os três números que ficam atrás do cartão. Depois um falso motoboy comparece à casa da pessoa dizendo que foi o banco que mandou e falam para cortar ao cartão, sendo que o chip fica intacto e com o chip e as informações que eles já colheram, eles podem fazer uma devastação na vida da vítima", explicou o chefe de comunicação da PF, Giovani Santoro, em entrevista à Rádio Jornal.
Durante a quarentena as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing, no qual as pessoas recebem e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos. Esses links também podem ser enviados por redes sociais como WhatsApp e Facebook.
"É preciso que as pessoas que entendem mais de informática orientem os idosos para que eles não cliquem nesses links. É importante ficar atento ao endereço das páginas que normalmente terminam em '.com.br' ou '.gov.br'. Bancos não enviam promoções assim também", alertou Giovani.
1. Só faça algum cadastro fornecendo seus dados pessoais ou financeiros através do site oficial dos bancos, lojas especializadas ou páginas do governo e nunca forneça a sua senha;
2. Os bancos, lojas e órgãos do governo não enviam mensagens ou links por e-mail ou WhatsApp pedindo dados, senhas ou informações pessoais dos usuários e correntista;
3. Nunca clique em links enviados por e-mail, WhatsApp, Facebook ou SMS sob hipótese alguma, é sempre melhor apagar;
4. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos* – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes;
5. Observe o nome da página ou rede social da internet. As páginas falsas, sempre vão trazer o nome do endereço eletrônico diferente da página verdadeira, quer seja com letras a mais ou a menos ou com terminações diferentes de .com.br, .gov.br;
6. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: ”Último dia para fazer a inscrição”, “Não perca essa oportunidade”, “Faça seu cadastro agora, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não pesquisem a veracidade das informações nas páginas oficiais dos respectivos órgãos ou lojas;
7. Ao entrar em qualquer página verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página – isso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes;
8. Veja a grafia do endereço da página. Elas têm que ter o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança;
9. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;
10. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.