POL

Lula: Maradona foi 'gigante do futebol', comprometido com 'soberania latino-americana'

A lamentação do ex-presidente aconteceu por meio de seu twitter
AFP
Publicado em 25/11/2020 às 15:53
PETISTA Para a PGR, casos deveriam ir para a Justiça Federal em São Paulo Foto: SÉRGIO CASTRO/ESTADÃO CONTEÚDO


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta quarta-feira (25) a morte do "gigante do futebol" Maradona, e também destacou sua "intensidade na vida e seu compromisso com a soberania latino-americana".

"Diego Armando Maradona era um gigante do futebol, da Argentina e de todo o mundo, um talento e uma personalidade única", escreveu no Twitter o ex-presidente (2003-2010), um dos líderes esquerdistas latino-americanos por quem Maradona expressou admiração.

"A sua genialidade e paixão no campo, a sua intensidade na vida e seu compromisso com a soberania latino-americano marcaram nossa época", acrescentou.

Lula acompanhou sua mensagem com uma foto na qual é visto apertando a mão do astro argentino em um evento esportivo em 2005 em Puerto Ordaz (sul da Venezuela), no qual também esteve presente o então presidente venezuelano Hugo Chávez, outro dos líderes esquerdistas amigos do craque.

"No campo, foi um dos maiores adversários, talvez o maior, que a seleção brasileira já enfrentou. Fora da rivalidade esportiva, foi um grande amigo do Brasil. Só posso agradecer toda sua solidariedade com as causas populares e com o povo brasileiro. Maradona jamais será esquecido", acrescentou o ex-presidente em outro tuíte.

Durante os anos de presidência, Lula e Maradona mantiveram uma relação muito próxima. O jogador apoiou publicamente o ex-presidente durante o processo por corrupção que o levou à prisão durante 19 meses.

Em novembro de 2019, quando Lula foi solto, Maradona escreveu: "A justiça foi feita hoje." Algum tempo antes ele publicou "Lula querido, Diego está com você!".

Maradona também teve um relacionamento próximo com o líder cubano Fidel Castro, cujo retrato foi tatuado em sua perna esquerda.

 

 

 

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
BRA fbl Argentina ARG política gente óbito Diego Maradona esportes
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory