Apesar da pandemia de coronavírus ter sido, indiscutivelmente, o maior acontecimento de 2020, o ano foi também marcado por outros acontecimentos de enorme repercussão mundial. Sabendo disso, o Google elencou os 10 maiores fatos deste ano, de acordo com as buscas dos usuários brasileiros. Os acontecimentos vão desde crimes até eleições fervorosas, tudo sempre marcado por muitos comentários na internet. Confira a lista completa:
O maior acontecimento do ano não é nenhuma surpresa. Só no Brasil, foram sete milhões de casos de covid-19 e 192 mil mortes até o dia 30 de dezembro. O coronavírus foi responsável por distanciar familiares, cancelar viagens e parar cidades como nunca antes na história moderna. Trouxe perdas - físicas e materiais -, sofrimento e ainda não parou de ser disseminado. Ainda sem vacina, o país enfrenta hoje um novo pico da doença; prova disso é que o último boletim trouxe o registro de mais 1.075 novos óbitos em 24h, maior número desde 15 de setembro.
Os prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do Brasil para o mandato entre 2021 e 2024 foram decididos neste ano. A cidade de São Paulo, a mais populosa do país e também o centro financeiro, protagonizou a polêmica eleição entre o atual prefeito Bruno Covas, que foi reeleito, e o opositor Guilherme Boulos. Os olhos também ficaram voltados para o Recife, que teve disputa entre os primos Marília Arraes e João Campos, que saiu vitorioso.
As pesquisas que demonstravam um cenário apertado entre o atual presidente republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden se somaram à demora na apuração das eleições nos Estados Unidos, tornando este um dos assuntos mais comentados mesmo no Brasil. Com base nos resultados da votação de novembro, Biden obteve 306 votos do Colégio Eleitoral contra 232 de Trump. A vice-presidente eleita, Kamala Harris, será a primeira mulher negra a assumir o cargo. A nova chapa tomará posse no dia 20 de janeiro de 2021.
A divulgação de vídeo de audiência judicial em que a influenciadora digital Mariana Ferrer, de 23 anos, é humilhada pelo defensor do homem que ela acusa de estuprá-la - o empresário André Camargo Aranha, gerou revolta no país. Nas imagens da sessão, divulgadas pelo site The Intercept Brasil, o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho diz a ela: "Jamais teria uma filha do teu nível e também peço a Deus que meu filho não encontre uma mulher que nem você". A repercussão, inclusive, motivou um grupo de deputadas a propor a criação da Lei Mariana Ferrer, que prevê punição para o que chamam de "violência institucional" sofrida por vítimas de estupro.
O anúncio do lançamento da nova nota de R$ 200 deu o que falar. Vários memes tomaram conta das redes sociais pedindo que o cão vira-lata caramelo fosse o protagonista da cédula. No entanto, a decisão do Banco Central em trazer como personagem o lobo-guará se manteve. A nota foi lançada em agosto, e o seu tamanho, similar ao da cédula de R$ 20, também foi alvo de piadas.
Nuvens de gafanhotos que pairaram a Argentina e o norte do Paraguai fizeram com que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil declarasse estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido ao risco de surto da praga em suas áreas de agricultura. No entanto, em agosto veio a notícia de que, após sucessivas operações terrestres e aéreas, a nuvem foi controlada por técnicos do Senasa, restando apenas poucos remanescentes.
Popular entre seguidores da Igreja Católica, o Padre Robson de Oliveira Pereira é investigado por envolvimento em crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, apropriação indébita, falsificação de documentos e sonegação fiscal. No dia 17 de dezembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liminar para sustar o andamento da ação criminal contra o padre Robson de Oliveira e outros 17 réus por supostos desvios milionários de doações feitas por fiéis à Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). O religioso nega irregularidades.
Trabalhadores dos Correios decretaram greve entre 17 de agosto e 21 de setembro, quando o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que a paralisação fosse encerrada. O TST definiu que o reajuste salarial de 2,6%, acordado entre a empresa e os trabalhadores, fosse mantido e não considerou a greve abusiva. Apesar da vitória parcial, os trabalhadores deixaram de ser atendidos em outras 50 questões que já haviam sido aceitas pela empresa em 2018. O atraso de encomendas, em pleno "boom" das compras online, devido a pandemia da covid-19, deu o que falar.
Uma explosão brutal em um porto em Beirute, capital do Líbano, em 4 de agosto, causou pelo menos 177 mortes e deixou mais de 6.500 feridos, a maioria deles por cacos de vidro. Em setembro, o exército contabilizou mais de 85 mil unidades danificadas nos bairros da cidade, incluindo casas, hospitais e escolas. Fortes imagens e vídeos do momento do incidente chocaram o mundo.
Um norte-americano chamado George Floyd morreu em 25 de maio, quando o então agente Derek Chauvin pressionou o joelho sobre seu pescoço por mais de oito minutos depois que o homem negro de 46 anos foi detido por supostamente passar uma nota falsificada de 20 dólares em um supermercado. Um vídeo de um espectador que mostrava Floyd implorando por sua vida, dizendo "Não consigo respirar", antes de morrer levantou uma onda de protestos antirracistas nos Estados Unidos e no mundo.