Pesquisa do Instituto DataSenado indica que 57% do entrevistados acreditam que tomar a vacina contra a covid-19, desde que ela seja segura e eficaz, deve ser obrigatório. Mas, para 42%, a vacinação deve ser opcional. Além disso, para 99% dos entrevistados, o governo deve distribuir essa vacina gratuitamente a todos os brasileiros.
>> Brasil já aplicou mais de 4 milhões de doses de vacina contra a covid-19
>> Clínicas particulares fazem lista de espera para vacina contra covid-19, diz emissora
Para essa pesquisa, realizada em âmbito nacional, foram entrevistadas por telefone 2.400 pessoas com 16 anos ou mais, no período entre 24 de novembro e 3 de dezembro do ano passado.
Prioridade
Para a maioria dos entrevistados, pessoas do grupo de risco, profissionais da saúde e profissionais de segurança pública devem ter prioridade no recebimento da vacina: respectivamente, 95%, 97% e 88% concordam com isso.
De acordo com o DataSenado, as entrevistas foram distribuídas por todas as unidades da federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis, com alocação proporcional à população de cada unidade da federação.
Medo do coronavírus
Os entrevistados ainda foram questionados sobre ter medo da covid-19 e 43% afirmaram ter "muito medo". Outros 39% responderam ter "um pouco de medo", 17%, "nenhum medo" e 1% não sabe ou não respondeu.