PANDEMIA

Pane no sistema de oxigênio em UPA de São Paulo faz com que pacientes sejam transferidos

Após o apoio inicial do Samu, os pacientes foram transferidos para três hospitais da região

Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 23/03/2021 às 0:00 | Atualizado em 23/03/2021 às 0:01
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tito Lopes, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo - Reprodução/Google Street View
Na manhã do domingo (21), uma pane no sistema de oxigênio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tito Lopes, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, levou à mobilização às pressas de ambulâncias para o empréstimo de cilindros. Após o apoio inicial do Samu, os pacientes foram transferidos para três hospitais da região.
O Estadão falou com um dos socorristas que prestou auxílio nesse momento, que se disse ainda muito abalado com o que testemunhou. Mas orgulhoso pela atuação de todos os profissionais de saúde. "Era entre 8h30 e 9 horas, quando o pessoal chegou quase aos prantos, pedindo pelo amor de Deus que ajudasse eles, que tinha dado pane no sistema de oxigênio. Perguntavam se a gente podia ajudar com o oxigênio das ambulâncias. Cada ambulância tem dois oxigênios grandes e um pequeno. A gente emprestou esses torpedos (os grandes)."
"A unidade estava lotada. A gente (duas equipes do Samu) tinha inicialmente quatro torpedos à disposição, porém não era suficiente porque a emergência estava muito cheia, por volta de mais de 15 entubados, que precisavam de oxigênio", continuou ele. "Aí conseguimos mais via rádio, passamos o problema e pedimos apoio para outras ambulâncias cederem um dos dois oxigênios grandes para a unidade. Autorizaram a gente também a ir até a nossa reserva, em Ermelino Matarazzo, pegar mais oito cilindros. Saímos em três ambulâncias para buscar, porque não pode ter mais de três em cada uma."
Com o agravamento da pandemia, a ambulância em que ele trabalha está sem maca, emprestada a uma UPA como leito provisório de internação. Isso tem restringido sua atuação a atendimentos de emergência antes da chegada de outro veículo que possa fazer o transporte.
Usina
Domingo, o governo de São Paulo anunciou que vai criar uma usina de oxigênio em Ribeirão Preto, para atender à demanda de pacientes do coronavírus no Estado, que completa uma semana na fase emergencial do Plano São Paulo. A iniciativa é uma parceria com a Ambev e com a Copagaz, com previsão de lançamento em dez dias. A Ambev doará produção diária de 120 cilindros de oxigênio.
 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS