Um bebê nasceu com anticorpos para o novo coronavírus (covid-19) na cidade de Tubarão, no Sul de Santa Catarina. Segundo a Secretaria de Saúde do município, Enrico, que nasceu no dia 9 de abril, fez um teste que comprovou a presença de anticorpos. Exame foi realizado dois dias depois do nascimento. Talita Mengali Izidoro, mãe da criança, é médica e foi vacinada na 34ª semanas de gestação. O resultado mostrou 22% de anticorpos na amostra analisada.
- Brasil tem 2.485 mortes por covid-19 em 24h e total de vítimas ultrapassa 440 mil
- Na alta da covid-19, Recife tem aumento de 173% em casos de chicungunha; 63% da população estão em risco de adoecer
- Pfizer entrega mais 629 mil doses da vacina contra a covid-19
- Produtos para combate à covid-19 têm tarifa zerada até o fim do ano
O exame do bebê foi avaliado por diferentes médicos. O secretário municipal de saúde, a obstetra que acompanhou a criança, a mãe de Enrico e os profissionais do laboratório que fez o exame comprovaram a presença de anticorpos. O teste de SARS-COV-2 foi realizado com amostras de sangue da criança por um laboratório catarinense e encaminhado para análise fora do Estado
"Ficamos felizes e emocionados e que sirva de incentivo à outras gestantes. É uma dose de esperança a todos", afirmou a mãe do bebê. Esse é o primeiro caso de do Brasil. Antes, somente um bebê, na Florida, nos Estados Unidos, tinha nascido imunizado contra a covid-19.
"Com o aleitamento espera-se que aumente ainda mais os níveis [de anticorpos]. É isso que vamos verificar posteriormente", relatou Daisson José, secretário municipal de Saúde.
Enrico será acompanhado e passará por novos exames com 3 e 6 meses de vida para avaliar se ele segue com a presença dos anticorpos no sangue.