Com a crise sanitária vivida pelo Brasil, vários estados do País têm decretado, desde o início da pandemia da covid-19, restrições de diversas atividades, com o objetivo de promover um distanciamento social e, com isso, conter uma disseminação - ainda maior - do novo coronavírus entre a população. No entanto, apesar das medidas, aglomerações em festas e eventos são vistas nas cidades espalhadas pelo País.
- CPI critica aglomeração no Rio e reconvoca Queiroga e ex-ministro
- CPI da Covid critica aglomeração liderada por Bolsonaro; Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga são reconvocados
- Pazuello deve ir para a reserva após presença em aglomeração liderada por Bolsonaro
- Náutico é autuado por promover festa com aglomeração nos Aflitos após conquistar Pernambucano 2021; veja vídeo
Em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, muitas pessoas aglomeraram na vila de Capivari, na última sexta-feira (4). Imagens publicadas nas redes sociais mostram pessoas próximas umas das outras, sem fazer a utilização de máscaras de proteção. Desde o início da pandemia, o distanciamento social e a utilização de máscaras têm sido recomendados pelas autoridades de saúde como forma de prevenir a doença.
Jericoacoara, no Ceará, também foi cenário de desrespeito durante o fim de semana. Um dos locais mais procurados pelos turistas no estado, o local contou com pessoas próximas umas das outras, cantando e dançando perto de barracas, que serviam bebidas alcoólicas. As pessoas também não faziam o uso de máscaras.
Em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, muitas pessoas se aglomeraram em uma das ruas do bairro Nossa Senhora do Rosário na madrugada de sábado (5). Um vídeo que registrou o momento foi publicado pelo prefeito da cidade, Jorge Pozzobom, em suas redes sociais. "Assistam a irresponsabilidade de algumas pessoas, que acabam prejudicando a cidade inteira", escreveu o prefeito.
>> Polícia Militar dispersa aglomeração na feira do troca em Jaboatão, no Grande Recife
Ver essa foto no Instagram
O Rio de Janeiro foi outra cidade que registrou um conjunto de pessoas reunidas durante o feriado de Corpus Christi. Vídeos divulgados em redes sociais mostram pessoas em rodas de samba e festas clandestinas.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Covid-19 no Brasil
Até este domingo (6), o Brasil contabilizou 16.947.062 de pessoas infectadas pela covid-19. Desde que começou a circular pelo País, no ano passado, a doença já tirou a vida de 473.404 pessoas, deixando famílias em luto.
O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (114.404). Em seguida vêm Rio de Janeiro (51.532), Minas Gerais (41.610), Rio Grande do Sul (28.795) e Paraná (27.068). Na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima (1.651), Acre (1.690), Amapá (1.719), Tocantins (2.944) e Alagoas (4.859).
Vacinação
Até o momento, foram distribuídas a estados e municípios 102,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicadas 67 milhões de doses, sendo 46,1 milhões da 1ª dose e 20,9 milhões da 2ª dose.