O caminhoneiro e youtuber bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como "Zé Trovão", continua foragido e não deve se entregar à justiça, segundo informou seu próprio advogado, Levi de Andrade, em entrevista ao UOL. Há pouco Zé Trovão avisou que continuará em fuga e orientou, por meio das redes sociais, que os bolsonaristas devem "invadir Brasília". Mais cedo, ele falou que estava cansado de fugir e que esperaria a polícia prendê-lo, em um hotel no México.
Em um vídeo ele informou que a embaixada brasileira já entrou em contato com o hotel em que eu ele estava hospedado e, que, a qualquer momento a polícia iria recolher ele. Duas horas e meia depois ele fez uma nova gravação e afirmou que iria continuar fugindo e recomendou aos bolsonaristas que entrem em Brasília para colocar pressão no senado e no presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
LEIA MAIS
Saiba quem é Zé Trovão, caminhoneiro bolsonarista procurado pela PF por incitar atos golpistas
STF proíbe aproximação deSérgio Reis, Zé Trovão e alvos da PF da Praça dos Três Poderes
"O que eu posso dizer é que meu cliente não vai se entregar —apesar da defesa orientá-lo a cumprir a decisão judicial. Ele está em um lugar seguro. Ele muda de lugar a cada seis horas e de carro também. Ele sabe que a qualquer momento pode ser preso, mas está preparado psicologicamente", afirmou o advogado.
Zé Trovão é procurado pela Polícia Federal desde a sexta-feira (3), quando teve sua prisão solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), e determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de promover, através das redes sociais, a incitação de atos de caráter golpista contra o Congresso Nacional e o STF.
Além de estar foragido, o youtuber descumpriu a decisão do Supremo que o proibia de participar de transmissões ao vivo ou aparecer em redes sociais de terceiros, já que as dele estão bloqueadas por decisão da Suprema Corte. Na segunda-feira (6), o bolsonarista publicou um vídeo onde desafia Alexandre de Moraes.
"Alexandre de Moraes, você pode até tentar me buscar, meu irmão, não adianta você me prender não, porque o Brasil ganhou, Alexandre de Moraes! Você perdeu, Alexandre de Moraes! Você não é mais nada! Esses ministros que acabaram com a nossa Justiça", diz ele no vídeo.
Zé Trovão mandou o recado para o povo e para os ditadores de toga.
— Bernardo P Küster LIVRE (@bernardokuster2) September 7, 2021
VIVA A LIBERDADE!!!! pic.twitter.com/EsL9z8ZkPT
LEIA MAIS
Caminhoneiros hoje: veja situação das estradas pelo Brasil, com bloqueios em ao menos 16 estados
Caminhoneiros hoje: veja quais rodovias estão com bloqueio em Pernambuco
Foragido, Zé Trovão desafia Alexandre de Moraes a prendê-lo; veja vídeo
Alvo da PF, Zé Trovão provoca Alexandre de Moraes e diz que estará na Avenida Paulista
Já na noite desta quarta-feira (8), em um vídeo publicado no Twitter, Zé Trovão apareceu incitando outros caminhoneiros a bloquearem rodovias e "fecharem tudo" neste dia 9.
"A partir das seis horas de amanhã, do dia 9 de setembro, todas as bases brasileiras: fechem tudo, não passa mais nada. Somente ambulância, oxigênio e remédio. Acabou, não passa mais nada. Estão brincando com a democracia, nos tirando de otário. Nós precisamos resolver o problema do Brasil, agora, nesta semana. Chegou a hora de mudarmos tudo de uma vez. Povo brasileiro: vá amanhã para as ruas ajudar os caminhoneiros. É para trancar tudo. Vamos embora. Vamos salvar o Brasil. Fecha tudo", pediu.
Zé Trovão bate no peito e convoca fechamento geral: "Acabou! Não passar mais nada! Estão brincando com a democracia". pic.twitter.com/5xAtAwfgoo
— Fernanda Salles (@reportersalles) September 8, 2021