Seja na escola, universidade, curso ou até mesmo na vida, todo mundo tem um profissional que considera importante para a construção do aprendizado. Nesta sexta-feira (15) é dia de comemorar o dia das pessoas mais importantes para a formação dos cidadãos: o professor! A data celebra todo o carinho e gratidão que os alunos sentem pelos seus tutores.
Por que o dia 15 de outubro?
Através de um projeto de lei criado pela primeira mulher negra a ser eleita deputada no país, a professora Antonieta de Barros, o Dia do Professor foi criado em 12 de outubro de 1948, em Santa Catarina. A data é em referência ao dia em que o imperador D. Pedro I instituiu o Ensino Elementar no Brasil no ano de 1827.
Segundo a Secretaria de Educação de São Paulo, a ideia que inspirou Antonieta veio do também professor Samuel Becker e surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o período. Cansados, um pequeno grupo de quatro educadores, liderados por ele, teria tido a ideia de organizar um dia de folga, para amenizar a estafa.
A sugestão teria sido aceita com comemoração e teve presença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa, para uma pequena confraternização.
Ensino Elementar
Através do decreto do imperador, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.
Além disso, a Lei de 15 de outubro de 1827 contribuiu com uma determinação sexista. No seu artigo 1º sugeria que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. As meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas do ensino das noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.
No dia do professore, SJCC homenageia os mestres
Em homenagem ao dia do professor, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação convida a todos, professores e estudantes, a homenagear os profissionais responsáveis por formar todas as profissões. Afinal, para cada ofício, tem um professor. Nossos comunicadores compartilharam histórias de professores que marcaram a vida escolar, da pré-escola ao ensino universitário.
São histórias inspiradoras, lembranças dos profissionais que fizeram parte da história de cada um deles e que foram fundamentais para que eles se tornassem os profissionais que são. E se você também tem um mestre que marcou a sua vida, conta pra gente. Num ano marcado por uma pandemia, no qual o professor foi um verdadeiro herói, nada mais justo do que fazer uma bela homenagem a este profissional tão essencial na vida de cada um de nós.
Veja as mensagens dos nossos comunicadores
Anne Barreto