O governo federal anunciou que, a partir desta segunda-feira (16), os acessos aos sistemas Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), Currículo Lattes e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) passarão por mudanças. Segundo nota do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, uma nova alternativa de login para as suas plataformas será criada, com a possibilidade entrar pelo gov.br.
"Será criada, apenas, uma nova alternativa de Login para esses usuários. Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento. Será implementada, também, uma nova interface para o Login do CNPq, com o objetivo de ampliar a segurança no acesso aos sistemas", disse o comunicado da plataforma.
- Lattes, plataforma do CNPq com currículo de cientistas, fica fora do ar pelo quarto dia consecutivo
- Lattes está há 9 dias fora do ar; CNPq diz realizar 'série de testes' no sistema
- Lattes fora do ar: tomei um susto com a irresponsabilidade do CNPq
- Plataforma Lattes é restabelecida após duas semanas de instabilidade
A página de acesso à plataforma Lattes, por exemplo, mudou no login semelhante a outras páginas do governo federal. O CNPQ também informou que para o primeiro acesso, as credenciais serão as mesmas já utilizadas no Currículo Lattes. Já os estrangeiros sem CPF continuam com a possibilidade de acesso via e-mail.
Apagão
Pesquisadores demonstraram preocupação com o novo sistema, principalmente por causa do apagão no Lattes no ano passado. Entre julho e agosto de 2021, a plataforma ficou fora do ar por mais de duas semanas.
Como uma forma de evitar mais prejuízos, os pesquisadores sugeriram salvar os currículos em documentos para não haver perda de dados. "Faça cópia de seu currículo Lattes hoje. Amanhã o sistema do CNPq vai mudar. Faça cópia em word, se conseguir", apontou a pesquisadora Debora Diniz.